Preta Feira celebra cultura negra e talentos de Duque de Caxias no feriadão da Consciência Negra

Afoxé Caxias Filho de Angola/Foto: Divulgação


Festival promove música, dança, empreendedorismo e valorização da identidade afro em dois dias de programação gratuita.

“Negro é lindo, Negro é amor, Negro é amigo, Negro também é filho de Deus”, é o que canta Jorge Ben Jor na canção “Negro É Lindo”, do álbum homônimo lançado em 1971. A celebração da negritude em um país que ainda é estruturalmente racista é resistência e também amor. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a Preta Feira se propõe a celebrar o Dia da Consciência Negra com grande programação no feriado prolongado.


Programado para os dias 20 e 21 de novembro, o Festival Preta Feira chega à Praça do Pacificador, bem no centro de Duque de Caxias, com apresentações de danças, desfile de moda afro, variadas manifestações musicais, barracas de artesanato, ofertas de gastronomia vasta por artistas e empreendedores locais. O projeto tem a realização da Tambores de Iguaçu, Coordenação do Instituto de Tradições Nordestinas Populares e Produção Mundus Produções, Agosto pra Tudo Produções e Ms Mohr Produções.


Feriado da Consciência Negra

O evento conta na programação com Encontros de Capoeira com os Mestres Bahia, 18, Caneta e Olho de Gato, Afoxé Caxias Filhos de Angola, Pagofunk com Mayara, Banda Crioula, Flavia Saoli, Batuque com Fé, Maracatu Tambores de Iguassú, Rota da Via, Baixada Soul com Paula Black, Desfile Afro, Malandragem Carioca, DJ Tabita Infinito, Hip Hop e Danças Urbanas e Oficina de Baile Charme e tranças e muitos outros. Além disso, serão realizadas premiações para artistas e personalidades com entregas de medalhas e certificados e na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, teremos palestras sobre a cultura afro, atividades para crianças e oficina de beleza com tranças.



Daniel Guerra, produtor do Festival Preta Feira, é também produtor do Trem do Forró e do projeto Olhar Nordestino, criador e vocalista da banda Pimenta do Reino e foi recém-eleito presidente do Conselho Municipal de Cultura de Nova Iguaçu. Guerra indica o orgulho e da forma com que o evento chega em Caxias:


“A Preta Feira de Nova Iguaçu acontece todo segundo domingo do mês há oito meses. Inclusive no próximo mês, em de dezembro, será dedicado ao Dia do Samba com a parceria da FENIG e da Secretaria de Cultura. Quando surgiu a oportunidade de fazer em Caxias, não podia ser de forma diferente. Buscamos artistas locais, pessoas da cidade para compor o palco, por exemplo.”


MC Mayara/ Foto: Divulgação



Talentos Locais

Em Nova Iguaçu a feira acontece na Praça Vitória, no bairro Da Luz e já se estabeleceu no calendário de lazer da cidade. A inédita realização na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias, faz parte também de um dos principais objetivos de Daniel Guerra.


“A ideia é que no futuro próximo a Preta Feira se torne itinerante e visite muitas outras cidades do estado do Rio de Janeiro levando muita cultura, muita música, valorizando artistas locais e celebrando a cultura negra do nosso país”, conta Daniel.

A valorização dos talentos da cidade é um dos pontos altos da Preta Feira, realizada por conta das políticas públicas voltadas à cultura. Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, apresentam o Festival da Preta Feira, edição Duque de Caxias.


Jota da Via/ Foto: Divulgação


Empreendedorismo

Além das atrações a Preta Feira quer destaca as barracas de empreendedorismo que fortalecem o movimento econômico da comunidade negra, por meio do consumo de produtos e serviços de pessoas pretas e do apoio mútuo, o chamado "Black Money" que faz circular os recursos dentro da comunidade, o movimento busca gerar autonomia, riqueza e igualdade de oportunidades, promovendo a inserção e o protagonismo negros no mercado e em outras áreas.


Ancestralidade em território periférico com arte, cultura, religiosidade, alegria e energia é o que a Preta Feira traz para Duque de Caxias. Como canta Jorge Ben e como cantou Elza Soares sobre o povo negro, a Preta Feira veio para ficar.


Serviço

Preta Feira na Praça do Pacificador, Duque de Caxias
Dias 20 e 21 de novembro, das 11h às 21h
Entrada gratuita


Flávia Saolli/ Foto: Divulgação



Programação 20 de novembro

11h Folia dos Reis- Reizdo do Oriente

12h Encontro de Capoeira_ Mestre Olho de Gato e Mestre Caneta

13h Ybirá de Circo

14h Premiação ( 10 medalhas)

14h15 DJ Tabita Infinito

14h 30 Afoxé Caxias Filho de Angola

17h Flavia Saoli

18h DJ Tabita Infinito

18h15 Pagofunk- Mayara

19h15 DJ Tabita Infinito

19h30 Banda Crioula



Batuque com fé/ Foto: Divulgação


Programação 21 de novembro

11h Encontro de Capoeira - Mestre Bahia e Mestre 18

12h Malu Original

13h Grupo Saravô

14h Jean Carlos-Batuque com Fé

15h Premiação 1 (5 certificados)

15h15 Maracatu Tambores de Iguaçu

16h15 Premiação 2 (5 certificados)

16h30 Grupo Latopá

17h30 Roda da Via

18h30 DJ Tabitá Infinito

19h Baixada Soul

19h15 DJ Tabitá Infinito

20h Fabinho_Malandragem Carioca


Mallu Original/Foto: Divulgação



Oficinas

Charme Flávio Soul 

Oficina Tranças - FUNDEC


Palestras

Dudu de Morro Agudo

Dudu de Oliveira

Ojé Braga

Miriam de França

Leandro Graciolli

Leninha

Wladimir Leonel

Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0