Medida provisória prevê crédito, incentivo a novos mercados e ações na OMC para mitigar impactos do tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (13), que enviará ao Congresso Nacional uma medida provisória com ações voltadas a proteger o setor produtivo brasileiro diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos.
Em entrevista ao programa O É da Coisa, apresentado por Reinaldo Azevedo na Rádio BandNews FM, Lula afirmou que a MP será apresentada nesta quarta-feira (14) e incluirá, entre as medidas, uma linha de crédito inicial de R$ 30 bilhões para apoiar exportadores prejudicados pelas novas taxações implementadas pelo governo de Donald Trump.
Segundo o presidente, o foco será auxiliar especialmente pequenas empresas que exportam produtos como tilápia, frutas e mel, além de buscar novos mercados para compensar a perda no comércio com os EUA. “Vamos enviar para outros países a lista dos produtos que antes vendíamos para os americanos”, explicou.
O pacote de ações também prevê incentivo a compras governamentais e investimentos para fortalecer os setores exportadores no mercado interno. “Ninguém vai ficar desamparado por causa dessas tarifas. Vamos cuidar dos trabalhadores e das empresas atingidas”, garantiu Lula.
Paralelamente, o governo brasileiro mantém ações na Organização Mundial do Comércio (OMC) para tentar reverter as medidas norte-americanas e estuda a aplicação da lei de reciprocidade. Apesar das tensões comerciais, Lula disse que espera, em algum momento, poder se reunir com Trump e manter um diálogo respeitoso: “Assim deve ser a relação entre dois chefes de Estado, como pessoas civilizadas”.
Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.