Estado do Rio vai distribuir doses da Pfizer para 19 municípios

São cidades com mais de 150 mil habitantes e que estão até duas horas e meia de distância do Rio   

Secretaria de Saúde realiza distribuição de lotes de vacinas. Foto: Eliane Carvalho/Governo do Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro vai distribuir 57.330 doses da vacina da Pfizer/BioNTech para 19 cidades da Região Metropolitana e interior. A decisão foi após um pacto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para que municípios acima de 150 mil habitantes recebam a vacina do laboratório americano. 

Confira as cidades que receberão as doses: Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis e Volta Redonda.

 

O secretário de Saúde, Alexandre Chieppe, destacou a importância dessa nova etapa e afirmou que as doses serão distribuídas até a semana que vem: 


"É importante continuarmos avançando no calendário vacinal, porém a vacina da Pfizer requer algumas exigências para ser distribuída. Até a próxima terça-feira, faremos toda a logística de entrega desses imunizantes aos 19 municípios selecionados." 


Essa decisão foi tomada após o envio de um ofício do Ministério da Saúde que esclarece que, de acordo com as novas orientações sobre o armazenamento da vacina e a necessidade de ampliação da vacinação, as doses da Pfizer poderão ser distribuídas para cidades que ficam até duas horas e meia de distância da capital.


O imunizante da Pfizer deve ser armazenado entre -15°C a -25°C no período de até 14 dias. Já nas unidades de saúde, a durabilidade das doses é de cinco dias com temperatura entre 2°C e 8°C. Após aberto, o vidro, que contém seis doses, deve ser utilizado em até seis horas.


Segundo a Secretaria de Saúde, as doses ficarão armazenadas na câmara fria da secretaria e serão distribuídas em pequenos lotes e com agendamento prévio de pessoas a serem vacinadas com o objetivo de evitar o desperdício.


Com isso, esses 19 municípios selecionados, que já aplicavam doses da CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, agora contarão com mais um reforço na imunização da população. 


Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem