Copacabana: muito além do calçadão

Conheça mais da "princesinha do mar", que nos cativa com suas belezas naturais.

Orla de Copacabana - Foto: Frans Van Heerden/Pexels


Copacabana é um dos bairros mais famosos do mundo. Localizado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, ele abriga uma das mais lindas praias do planeta, que leva o mesmo nome do bairro.

Sabia que toda a magia que envolve o bairro começou ainda no século XVII? Pois é, com a chegada de comerciantes peruanos e bolivianos, que movidos pela fé trouxeram uma imagem de Nuestra Señora de Copacabana, santa que é considerada a padroeira da Bolívia, e que recebeu este nome em homenagem a uma cidade boliviana.

Porém, nessa época, o lugar ainda não era um bairro. Na realidade,‘’Sacopenapã’’, como era conhecida toda a região de Copacabana até a Lagoa Rodrigo de Freitas, era bem inóspita.

 

Significado dos nomes 



Copacabana:
há duas versões para a origem desse nome. A primeira diz que a alcunha vem da língua falada pelos Incas, o quíchua, e que significa ‘’lugar luminoso’’, ‘’mirante azul’’, ‘’praia azul’’. Já a segunda afirma que o nome do bairro vem da língua boliviana aimará, e que significa ‘’vista do lago’’. Seja qual for, ambas as versões fazem muito sentido.


Sacopenapã: de origem tupi "o barulho e o bater de asas dos socós", o barulho dos pássaros, ou “caminho das socós’’ (ave muito abundante nas restingas do Rio de Janeiro).


O nascimento de um bairro:


Em meados do século XVIII, o nome do lugar foi trocado. Sacopenapã virou Copacabana, porém, até o final do século XIX a região era de difícil acesso, lá viviam pescadores e as construções eram palhoças, sítios, chácaras e a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, demolida em 1914 para a criação do atual forte.

Avenida Atlântica nos primórdios do bairro - Foto: Copacabana.com



A região só foi incorporada à cidade no final do século XIX, em 1892, com a inauguração provisória do Túnel de Real Grandeza, atual Túnel Velho. Com a presença do presidente, em exercício, Marechal Floriano Peixoto, foi lavrada uma ata que marcou, oficialmente, o nascimento do bairro de Copacabana.

O século XX impulsionou o desenvolvimento do bairro. Foram instalados os primeiros bondes elétricos para o ramal do Túnel de Copacabana até a estação Malvino Reis (atual Praça Serzedelo Correia). Em 1905, foi iniciada a construção da Avenida Atlântida.

O famoso Calçadão de Copacabana foi construído em 1906, com pedras pretas (de basalto) e brancas (de calcita), trazidas de Portugal, o que lhes deu o apelido de “pedras portuguesas”. A denominação se mantém até hoje, por mais que as pedras agora sejam extraídas no Brasil. Já em 1907, o bairro ganhou o seu primeiro cinema, localizado na Praça Serzedelo Correia.

Vista aérea do bairro no início da ocupação - Foto: Augusto Malta/Casa Editorial G. Ermakoff



Em 1910, o bairro já contabilizava 20 mil habitantes. Eles enviaram à prefeitura do Rio de Janeiro um abaixo-assinado, reivindicando a construção de escolas, sanatório e praça para a recreação. O primeiro grande edifício do bairro, e até hoje o mais conhecido, o icônico Copacabana Palace, foi inaugurado em 1923. Os primeiros ônibus começaram a circular pelas ruas de Copa em 1931, e em 1933 o bairro já contava com 70 edifícios de apartamentos.

Na década de 40, Copacabana se consolidou como um lugar chique e com a noite bastante agitada por causa de seus cassinos, o do Hotel Copacabana Palace e o da Avenida Atlântida, frequentados por personalidades de todo o mundo. Porém, em 1946, através de um decreto, o presidente Gaspar Dutra proibiu os jogos de azar no Brasil.

Hoje em dia:

Copacabana em 2020 - Foto: BRENNO CARVALHO / Agência O Globo

O bairro teve o seu auge entre os anos 30 e 50. Contudo, atualmente, os moradores de lá convivem com um aumento gritante da violência. Em 2019, Copacabana apareceu em primeiro lugar entre os bairros da Zona Sul com mais registros de tiroteios e disparos de arma de fogo ocorridos próximos de unidades de saúde, nos primeiros seis meses do ano.

A região possui um dos melhores números de IDH (índice de desenvolvimento humano) da cidade, estando classificado com alto. Copacabana é o bairro mais populoso da Zona Sul, tendo cerca de 150 mil habitantes, dos quais cerca de 43 mil possui 60 anos ou mais, o que faz de Copacabana o bairro com maior adensamento de população idosa do Brasil.  

Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem