🌍 Afoxé Maxambomba leva ancestralidade ao Uruguai no Jazz a La Calle

Fotos: Rosi Mohr e Aline Mesquita.


Afoxé Maxambomba no Uruguai


Coletivo da Baixada Fluminense participa pela primeira vez de festival internacional e promove intercâmbio cultural em Mercedes.

Pela primeira vez fora do Brasil, o Afoxé Maxambomba, de Nova Iguaçu, desembarcou no Uruguai para celebrar a ancestralidade e a memória do povo negro no 18º Encuentro Internacional de Músicos Jazz a La Calle, realizado na cidade de Mercedes.


No sábado, 10 de janeiro, o grupo conduziu uma oficina de Afoxé na Casa de Cultura, reunindo uruguaios em torno da tradição afro-brasileira. Já no domingo, 11, integrou o segmento “Toques Callejeros” com um cortejo pelas ruas da cidade e apresentação diante de um público atento em suas cadeiras de praia.



Mercedes, referência cultural no Uruguai, recebeu o projeto “Afoxé Maxambomba além das Fronteiras”, contemplado pelo edital Loco por Ti, América – Módulo I – Uruguai, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. A produção contou com apoio da ONG Nacional de Tradições Nordestinas e Populares, Mundus Produções, Agosto Pra Tudo Produções e Ms Mohr Produções.


O coletivo reafirma seu papel na valorização da cultura afro-brasileira por meio de cortejos, oficinas de dança e percussão, e ações formativas na Baixada Fluminense. As atividades iniciadas em outubro de 2025 terão encerramento em 6 de fevereiro, no Teatro Sylvio Monteiro, com o lançamento do projeto “Batuque Folia com Afoxé Maxambomba”, que inclui oficina aberta, roda de conversa e estreia do clipe Hino Afoxé Maxambomba.


A coordenadora Arlene de Katendê destacou a importância da experiência internacional:


“Foi uma grande surpresa sermos contemplados nesta inscrição. A Afoxé Maxambomba tem 22 anos e foi a nossa primeira viagem internacional.”


O intercâmbio foi viabilizado pelo projeto Hola Rio, que promove a internacionalização da cultura fluminense em parceria com países da América Latina e Europa. Após a viagem, o Consulado do Uruguai no Rio de Janeiro enviou felicitações oficiais ao grupo.


Arlene reforça:

“Manter essa conexão é o melhor jeito de fazer com que a experiência continue viva. Foi uma conexão profunda!”


Fotos: Rosi Mohr e Aline Mesquita.

                            Afoxe Maxambomba representa o Brasil



SERVIÇO:

Dia 6 de fevereiro, 19 horas

Complexo Cultural Mario Marques

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro, Nova Iguaçu - RJ, 26255-060

Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0