Programa Receba estreia no Rio com capacitação gratuita para profissionais do audiovisual

Foto: Divulgação


Primeira edição do Receba reúne 40 profissionais na ESPM Rio, com estudo de caso do filme Quatro Meninas e conversa aberta com Adélia Sampaio.


No dia 18 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, realizará a primeira edição do Receba, um programa de capacitação estratégica do audiovisual brasileiro, idealizado pela Fistaile, contemplado no edital de Apoio à Formação Profissional no Setor Audiovisual 2024 da RioFilme.  A ação está estruturada em dois eixos, Prático e Expositivo, e está acontecendo presencialmente na ESPM Rio, na Ladeira da Glória e os interessados em participar podem fazer a inscrição clicando aqui.


Ainda dentro da programação será realizado um estudo de caso sobre o longa Quatro Meninas, que será analisado na tarde do dia 18 de dezembro. A conversa e reflexão sobre a estratégia de realização e audiência do filme, dirigido por Karen Suzane, contará com a participação da roteirista Clara Ferrer, da produtora Silvia Sobral, e dos designers de audiência  Rafael Sampaio e Marina Tarabay, que também é uma das coordenadoras do evento.


Estudo de Caso - Quatro Meninas (15h às 17h)

Uma conversa e reflexão sobre a estratégia de realização e audiência assumida pelo longa Quatro Meninas, dirigido por Karen Suzane! Com a participação de:

  • Clara Ferrer (Roteirista)

  • Silvia Sobral (Produtora Executiva)

  • Rafa Sampaio & Marina Tarabay (Consultoria de Desenho de Audiência)


Gravação do Podcast Aberta ao Público (17h30 às 19h00)

  • Convidada: Adélia Sampaio (Diretora e Aniversariante da semana)

  • Apresentação: Rastricinha Dornelles (Realizadora)


Receba selecionou 40 profissionais para uma imersão intensiva em planejamento, distribuição e públicos. O grupo, vem trabalhando em filmes em etapa de desenvolvimento, experimentando as ferramentas do Desenho de Audiência e contribuindo com a distribuição das obras.. Os filmes que estão recebendo as consultorias são: Star Video, dir Vilma Martins (BA), com produção da Vilta Filmes; Drops de Anis, dir Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro (RJ), com produção da Correria FIlmes; Forever Young, dir Armando Praça (CE), com produção da Moçambique Audiovisual; Calmon, dir Joyce Prado (SP), com produção da Oxalá Filmes; Santo Antônio, dir Bruna Trindade (RJ), com produção da Ritornelo.



O programa conta com um corpo de oficineiros e designers de audiência incluindo Talita Arruda e Marina Tarabay, fundadoras da Fistaile e coordenadoras do programa; Lorran Dias, realizador e analista da Gerência de Cultura do Departamento Nacional do SESC; Flavia Candida, curadora, cineasta e produtora; Leônidas Oliveira, roteirista e diretor; Kariny Martins, curadora, pesquisadora e roteirista; Rafael Sampaio, produtor, curador e diretor do BrLab.


“A Receba surge da necessidade de formar novos agentes de distribuição e visa popularizar a metodologia do Desenho de Audiência. Buscamos o equilíbrio entre teoria e prática para criar um espaço acolhedor de compartilhamento de saberes, dúvidas e desafios. Nossa intenção é que, nesta primeira edição, todas as pessoas envolvidas, profissionais em formação, equipe, patrocinadores e nós mesmas, possamos aprender e desfrutar plenamente do processo”, afirma  Marina Tarabay.


“Enquanto distribuidora, colaboramos com espaços formativos e processos que enxergam a distribuição como parte do fazer fílmico. Na Receba, queremos construir um espaço junto às pessoas selecionadas que simplifica essa compreensão e perspectiva. A programação, construída com muito carinho, parte da subjetividade e da complexidade dos públicos. Encaramos a distribuição como um gesto político e de escuta ativa, que promove acesso e dá espaço para as possibilidades do encontro das obras audiovisuais com suas audiências”, pondera Talita Arruda.


As entrevistas estão sendo conduzidas pela roteirista e realizadora Rastricinha Dorneles e  serão disponibilizadas como podcast, formato que reforça o caráter democrático e multiplicador da ação, garantindo a permanência do conhecimento como material de consulta pública e de longo prazo.


Foto: Divulgação



Sobre a Fistaile

Fistaile é distribuição, curadoria e desenho de audiência. Fundada em 2021, por Talita Arruda e Marina Tarabay, a empresa promove lançamentos, consultorias e trabalhos de formação, com foco em estratégias de audiência e marketing. Investimos em formas de atuação não excludentes, priorizando trabalhar projetos desde o desenvolvimento e estratégias de circulação criativas e inovadoras. Na Fistaile nenhum projeto é igual ao outro, mas algo sempre fica de referência para o próximo.


Sobre a RioFilme

Fundada em 1992, a RioFilme é a empresa pública municipal responsável por apoiar e promover o setor audiovisual no Rio de Janeiro. Sua missão é fomentar o desenvolvimento do setor em toda a cadeia de valor, fortalecendo tanto a economia quanto a identidade cultural da cidade. A RioFilme investe em todas as etapas do ecossistema audiovisual — da formação e desenvolvimento à produção, distribuição, exibição e promoção internacional. Também atua na democratização do acesso às salas de cinema e oferece apoio estratégico a produtores brasileiros e estrangeiros que desejam filmar no Rio, por meio da Rio Film Commission.


Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou centenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.


Serviços

Receba - 1ª Edição

Até 18 de dezembro, a partir das 15h

ESPM Rio - Ladeira da Glória, 26, Glória, Rio de Janeiro

Evento gratuito

Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0