Prêmio Funarj celebra força do teatro da Zona Oeste em noite de homenagens no Rio

Foto: Divulgação


Cerimônia na Casa de Cultura Laura Alvim reuniu artistas e autoridades para reconhecer as 12 peças do edital que movimentaram o Teatro Mário Lago, na Vila Kennedy, ao longo de 2025.

Nesta quinta-feira (11), o Prêmio Funarj para Peças Teatrais reuniu artistas, produtores e convidados em uma noite dedicada à celebração da cena teatral da Zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento, realizado na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, homenageou as 12 peças que integraram o edital da premiação e que se apresentaram no Teatro Mário Lago, na Vila Kennedy, em 2025.


A noite começou com uma performance da atriz e cantora Luísa Vianna, que apresentou canções populares, acompanhada por violão. A artista também interpretou um monólogo, destacando o papel transformador do teatro na vida cultural da população – indo ao encontro da missão da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), que preza pela atuação direta com o território e pela contribuição à democratização da cultura.


Durante o evento, foram chamadas ao palco as autoridades presentes, que destacaram a importância do prêmio, o impacto do trabalho dos artistas homenageados e o crescimento das ações culturais em 2025. O momento explicitou o papel do edital e da fundação na ampliação do consumo da arte e do fortalecimento de iniciativas culturais nas quatro zonas da cidade, marcando o anúncio da expansão do projeto para outros equipamentos da fundação.


“Hoje é um dia especial. O projeto piloto foi um sucesso, queremos ampliar edições e valores nos próximos meses. Nós não vamos desistir do teatro, vamos insistir para que as pessoas gostem tanto quanto os shows. Estou muito feliz de estar aqui hoje, pelo sucesso do projeto e pelo resultado”, celebrou Jackson Emerick, presidente da Funarj.


Além dele, também discursaram Thais Aquino, diretora do Teatro Mário Lago; e representantes da Companhia de Teatro Vila Kennedy. O encerramento ficou por conta da Luísa Vianna, que retornou ao palco para apresentar “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque.


“Esse edital veio para levantar e mostrar para a Vila Kennedy que existem outras maneiras de arte para além dos shows. Foi um grande sucesso mesmo, tanto para os moradores, quanto para os funcionários. Houve pessoas vindo de fora da Vila Kennedy para poder assistir às peças do edital. E, para eles, jovens artistas, foi uma grande inspiração. Foi muito rica essa experiência que tivemos”, completou Thais Aquino.


Os 12 vencedores, representados pelos proponentes, receberam o troféu e os elogios. Um a um, subiram ao palco para a homenagem.


“Só tenho a agradecer. Foi emocionante mesmo. Fico feliz da vida que vão ter outros editais e o projeto vai se multiplicar”, comemorou José Roberto Pacheco, do espetáculo “Encruza”.


“É uma referência. Tem que ter esse fomento, tem que ter esses espetáculos que vão estar lá e transformam a vida das pessoas”, disse Gustavo Weikersheimer, da peça “Conselho de Classe”.


Edital impulsionou a cena teatral na Vila Kennedy


Fruto do edital lançado no fim do ano passado, o Prêmio Funarj para Peças Teatrais garantiu apoio financeiro de 15 mil reais a cada um dos 12 espetáculos selecionados, possibilitando que as montagens circulassem ao longo de 2025 no Teatro Mário Lago, na Vila Kennedy. A iniciativa fortaleceu grupos independentes e companhias de perfis diversos, que ganharam espaço para experimentar, criar e manter uma programação contínua dentro do território.


O incentivo também ampliou o acesso à cultura para os moradores da região, que ao longo do ano acompanharam uma agenda mais robusta, variada e com temáticas múltiplas – resultado direto da presença frequente dos coletivos participantes. Além de beneficiar elencos e diretores, o projeto movimentou técnicos, produtores, cenógrafos e outros profissionais do setor, contribuindo para a cadeia produtiva do teatro e estimulando a continuidade de projetos locais.


As obras homenageadas na cerimônia foram: “Diáspora Nordestina”, “Candelária”, “Pança”, “Gente de Bem”, “Têmpora”, “Procurando Araribóia”, “Clarice do Brasil”, “Encruza”, “O Matador de Santas”, “Leopoldina Carolina Josefa: A Libertadora do Brasil”, “No Buraco” e “Conselho de Classe”.



Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0