![]() |
| Blínia Messias @blinia.m e Brooke Haus @brooke__haus |
Evento Diálogos Transformadores aposta em inovação, protagonismo juvenil e debates sobre educação, trabalho e sustentabilidade.
O Instituto Claro realizou hoje a 9a edição do Diálogos Transformadores, no Rio de Janeiro. Há 8 anos a iniciativa promove o empoderamento da juventude por meio da formação e a participação em discussões pertinentes à realidade brasileira com foco central nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O evento aconteceu no Teatro Claro Rio Mais, em Copacabana.
Neste ano, o grande diferencial do trabalho foi a aplicação de uma metodologia baseada em Role Playing Game (RPG) durante a capacitação dos jovens. O formato lúdico permitiu que os participantes vivenciassem, na prática, os desafios de implementar a Agenda 2030 em diferentes cenários sociais. Durante a jornada, eles foram desafiados a resolver problemas complexos simulados, desenvolvendo competências como liderança, negociação e visão sistêmica.
A estratégia reforça o compromisso da Claro, que recentemente aderiu, de uma única vez, a 7 Movimentos da Ambição 2030 do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. O objetivo do Diálogos Transformadores é estimular as novas gerações como agentes ativos na construção de soluções para a sustentabilidade do planeta a partir de suas vivências.
Nos dias 09 e 10 de dezembro, 45 jovens participantes de projetos em instituições apoiadas pelo Instituto Claro, como Dupla Escola e Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), UNICEF, Bola pra Frente, Fundação Gol de Letra e Instituto Ser+, além de filhos de colaboradores da companhia, receberam a capacitação em parceria com a Game Corporativo, empresa especializada no tema.
O evento contou com a condução de Paulo Vieira, Embaixador da Claro, ator, apresentador, autor, roteirista e humorista. Vieira contribuiu com reflexões sobre carreira e protagonismo, conectando as competências desenvolvidas pelos jovens durante a formação com os desafios reais do mercado e da sociedade.
Daniely Gomiero, Diretora de DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade na Claro e Vice-Presidente de Projetos do Instituto Claro dividiu o palco com Mônica Pinto, Chefe de Educação do UNICEF. Os jovens também foram convidados para subir ao palco do Teatro Claro Mais para contar sobre as experiências e aprendizados desta jornada.
"A capacitação com a metodologia de RPG transformou a maneira como os jovens aprenderam e interagiram com a Agenda 2030. Tivemos uma experiência muito positiva na 1ª edição de São Paulo, onde percebemos que a gamificação engaja e proporciona um entendimento mais aprofundado sobre o impacto real das nossas decisões no planeta e na sociedade, afirma Daniely Gomiero. Por isso, decidimos levar essa experiência para o Rio de Janeiro, encerrando o ano com o protagonismo desses jovens que são a nossa grande fortaleza. São eles e elas que nos inspiram e nos mostram que o futuro está nas nossas mãos, e que juntos, vamos construir um mundo ainda mais brilhante”.
O que é o Diálogos Transformadores?
O Diálogos Transformadores é uma iniciativa do Instituto Claro que promove o empoderamento jovem através de formação e acolhimento. Criada em 2018 e realizada até o último ano, exclusivamente, no Rio de Janeiro, a iniciativa busca engajar a juventude em discussões pertinentes à realidade brasileira, incentivando o protagonismo e a ação social. Por meio de ações intencionais voltadas para educação e formação em cidadania, o Instituto Claro impulsiona o pensamento crítico e a autonomia de decisão de jovens em situação de vulnerabilidade social em busca de um futuro melhor.
SOBRE O INSTITUTO CLARO
A Claro, maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, coordena suas ações de responsabilidade social corporativa por meio do Instituto Claro, que alia os serviços prestados pela operadora a investimentos sociais para criar impactos relevantes no país.
Com a missão de "Conectar pessoas para um futuro melhor", há mais de duas décadas, o Instituto Claro já beneficiou mais de 80 mil alunos em projetos educacionais e contou com mais de 53 mil participações em ações voluntárias. Entre suas principais iniciativas, com foco nos pilares de Educação e Cidadania, apoia e realiza projetos de longo prazo, como Dupla Escola, Campus Mobile, Ação Social pela Música, entre outros.
O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.

Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.