Vall Santos celebra ancestralidade e lança EP “A Voz de um Povo” em Salvador

Foto: Cristian Carvalho


Artista quilombola estreia primeiro EP no dia 7 de novembro e apresenta show especial no Jazz na Avenida, homenageando raízes, família e cultura nordestina.




Salvador, novembro de 2025 — O artista quilombola baiano Vall Santos lança na próxima sexta-feira, dia 7 de novembro, o seu primeiro EP, intitulado “A Voz de um Povo”. Com quatro faixas nas quais visita ritmos como ijexá, samba, baião e samba reggae junto a elementos eletrônicos e orgânicos, Vall homenageia suas raízes com composições que contam histórias autobiográficas sobre os grandes pilares afetivos e musicais em sua vida: sua mãe, Dona Guinha; e seu pai, Zeca. Celebra também a sua identidade nordestina, com origem na comunidade tradicional de Lagoa Grande, em Feira de Santana, e a relação profunda entre a natureza, o sagrado e o ser artista.



Com produção musical e arranjos de Diego Moreno e Faustino Beats, que também assina como co-autor, o lançamento é uma parceria com o selo Sonora Digital. O EP foi gravado em Salvador, no estúdio de Faustino; e em Campinas, interior de São Paulo, no What a Folk Studio, com direção e edição de Cláudio Paladini, que ganhou o Grammy Latino três vezes como produtor musical. A preparação vocal e a direção de voz ficaram sob a responsabilidade do também muito premiado vocal coach Fausto Caetano.


Na concepção colonial do que é ser um artista, a expressão coletiva ou individual por meio das artes é algo que parece estar separado da vida cotidiana. No entanto, nas comunidades tradicionais quilombolas, como é comum aos povos originários de qualquer parte do mundo, se canta e se dança todos os dias. A música e o movimento do corpo estão presentes na rotina diária, na convivência, nas celebrações e rituais. “E esse universo onde se faz tudo cantando e dançando é o lugar de onde eu vim! Cada uma das minhas canções é um convite a todo aquele que queira se reconectar com sua natureza humana. São essas as lições da ancestralidade que quero compartilhar com meu primeiro EP”, afirma Vall.


Show de Lançamento em Salvador


No dia 7 de novembro, sexta-feira, às 19h, será realizado o show de lançamento do EP “A Voz de um Povo”, de Vall Santos, em Salvador. O local foi escolhido a dedo: será no Jazz na Avenida, tradicional casa de shows localizada no coração do Jardim Armação que há mais de 10 anos transforma as noites em celebrações da música, reunindo músicos consagrados.


“O Jazz na Avenida é muito especial para mim, e foi minha escola. Tocar lá apresentando meu próprio show e meu primeiro EP é a realização de um sonho! Afinal, foi lá que dei minhas primeiras canjas, na tradicional Jam Session que eles promovem depois dos shows, que é aberta. Mesmo sendo iniciante na época, pude cantar acompanhado por excelentes músicos, profissionais que tocavam com artistas como Daniela Mercury, Margareth Menezes e Mariene de Castro. Lá eu também pude fazer conexões com músicos de outras partes do Brasil e do exterior. Foi a partir disso que dei início à minha carreira na música”, conta Vall.


Sua banda de apoio para o show de lançamento contará com Felipe Pires (guitarra e direção musical), Gabriel Caldas (bateria), Fael Luz (baixo) e Érica Sá (percussão).


Foto: Cristian Carvalho




SERVIÇO

Show de lançamento do EP “A Voz de um Povo”, de Vall Santos

Dia: 7 de novembro, sexta-feira.

Hora: 19h (abertura da casa às 18h)

Entrada: 1kg de alimento ou Pix solidário (arrecadação destinada à Ação Social JNA)

Endereço: Av. Simon Bolívar, 156 - Armação (entre o Boi Preto e a Caixa Econômica)

Classificação indicativa: 14 anos

Informações: (71) 9-9671-6117 (WhatsApp)

Faixa a faixa: “A Voz de um Povo”


O título do EP, que é também o nome de uma das suas quatro faixas, é referência ao pai de Vall, Zeca, artista amador que sempre animou as festas da comunidade quilombola de Lagoa Grande. “Ele cantava e compunha, mas não exerceu a arte como profissão, uma vez que trabalhava na construção civil como encanador para criar os cinco filhos”, conta Vall. O tradicional grupo de samba de roda “Quixabeira da Lagoa da Camisa”, também da região, é outra inspiração importante para esta canção.


“Juazeiro” é sobre a força e resiliência como metáfora para falar da trajetória pessoal do artista, que assim como a árvore consegue sobreviver ao clima do semiárido brasileiro, em uma jornada marcada por muitos desafios. A canção vem em ritmo de baião, representando a força e a tradição do povo nordestino; e trazendo também uma doçura no vocal como forma de comunicar que, apesar de todas as dificuldades, não devemos nos embrutecer.


“Silêncio do mar” é uma canção mais introspectiva, um manifesto para o autoconhecimento que conta com a música afro baiana como referência, com elementos percussivos, cadências e arranjos que reproduzem o movimento das marés.


Também integra o EP a faixa “Amar é Pedagógico”, lançada como single em outubro em homenagem ao dia dos professores e à mãe de Vall, Dona Guinha, revisitando a memória do cuidado materno que afirmava, desde cedo, a beleza de suas características físicas: pele negra e cabelos crespos. O samba-canção busca valorizar todas as figuras construtivas que assumem esse papel decisivo na construção da autoestima e senso de identidade das crianças pretas.


Ouça o EP “A Voz de um Povo” a partir do dia 7 de novembro em todas as plataformas digitais: https://ingrv.es/a-voz-de-um-povo-ah1-h. 


Ficha técnica:

Autores: Vall Santos e Faustino Beats

Intérprete: Vall Santos

Violão, Teclado e Baixo: Diego Moreno Nascimento Seara

Percussão: Jorge Wallace Alves de Oliveira e Ronaldo Conceição Silva

Cavaquinho: Rodrigo Bahia de Lacerda

Sanfona: Rogério Ferreira de Jesus

Produção Musical e Arranjos: Diego Moreno e Faustino Beats

Mix, Master, Direção Artística e Gravação Instrumentos: Faustino Beats

Preparação Vocal e Direção de Voz: Fausto João Caetano Neto

Gravação Voz: What a Folk Studio (Campinas, SP)

Direção de Gravação e Edição Voz: Cláudio Morganti Paladini

Gravação Percussão: Jorge Wallace Alves de Oliveira

Backing Vocal: Nilce Ramos de Souza e Souza

Coros: Fausto João Caetano Neto, Cláudio Paladini e Vall Santos


Saiba mais sobre Vall Santos

Vall Santos é um cantor, compositor, poeta e autor baiano, nascido em Feira de Santana e originário da Comunidade Quilombola de Lagoa Grande, no Distrito de Maria Quitéria. Sua arte traz a riqueza destas raízes sem perder a modernidade, com uma identidade marcada pela fusão de linguagens que transitam entre o sertão e o mar, paisagens urbanas e rurais, o contemporâneo e o tradicional. Suas composições refletem a riqueza de contrastes e influências que fazem parte de sua história de vida. Os temas centrais de sua obra são : Ancestralidade, identidade, diversidade e as dualidades da vida.


Com influências como Martinho da Vila, Gilberto Gil e Ney Matogrosso, estes contrastes encontraram terra fértil em Vall, nascido em uma família musicalmente inspiradora. Até a atualidade, seguem animando festas e ritos com o talento nato observado entre pessoas originárias das culturas de transmissão oral no Brasil.


As canções de Vall Santos fazem referência a figuras históricas, festas populares, memória coletiva, ancestralidade, senso de identidade e pertencimento, além da beleza da biodiversidade brasileira em seu território e todas as dualidades da peculiar vivência enraizada em sua herança imaterial.


Depois dos singles “Princesa do Sertão” (2023) e “Coisa Boa” (2025), Vall Santos lança seu primeiro EP, “A Voz de um Povo”, em novembro de 2025. Composto por quatro faixas que trazem homenagens aos seus pais e à sua comunidade, o trabalho visita ritmos como ijexá, samba, baião e samba reggae junto a elementos eletrônicos e orgânicos, celebrando sua identidade nordestina e a relação profunda entre a natureza, o sagrado e o ser artista.


Com produção musical e arranjos de Diego Moreno e Faustino Beats, que também assina como co-autor, o lançamento é uma parceria com o selo Sonora Digital. O EP foi gravado em Salvador, no estúdio de Faustino; e em Campinas, interior de São Paulo, no What a Folk Studio, com direção e edição de Cláudio Paladini, que ganhou o Grammy Latino três vezes como produtor musical.

Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0