![]() |
| Fotos: Mylena Braga |
Uma obra gratuita que percorre palcos cariocas resgatando a memória do principal pupilo de Mercedes Baptista e reafirmando a potência da cultura afro-brasileira.
Com passagem pelo Teatro Liceu de Artes e Ofícios, Teatro Riachuelo e Centro Coreográfico, projeto da Orbe Produções resgata a memória de Gilberto de Assis, principal pupilo de Mercedes Baptista através da dança afro-brasileira.
A força da natureza, a energia dos Orixás e a luta contra o apagamento cultural dão o tom do espetáculo "Quatro Elementos", que segue em curta temporada gratuita no Rio de Janeiro. Após estreia no Liceu de Artes e Ofícios, a montagem chega ao palco do Teatro Riachuelo nesta quarta-feira (26/11) e encerra sua circulação no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro no fim de semana (29/11).
Idealizado pela Orbe Produções, o projeto vai além da performance: trata-se de um profundo resgate da obra de Gilberto de Assis, considerado o principal pupilo de Mercedes Baptista (precursora da dança afro-brasileira cênica no Brasil). Sob a direção artística e coreografia de Kátia Bezerra e Sílvia Cardoso — ex-alunas e guardiãs da memória do mestre — o espetáculo traduz em movimento as vibrações energéticas da natureza e suas correlações com o imaginário social das divindades africanas.
Da pesquisa acadêmica ao palco, a montagem é fruto de uma longa pesquisa conduzida pela produtora Fernanda de Lima. O processo envolveu o contato direto com o acervo pessoal de Gilberto de Assis, que foi recentemente doado ao Centro Coreográfico do Rio de Janeiro pelas diretoras do espetáculo. A iniciativa contou com a parceria do Prof. Dr. Marcus V. Machado de Almeida e do Laboratório Grafias do Gesto (UFRJ), solidificando o compromisso do projeto em lutar contra apagamentos históricos.
"O projeto busca valorizar a memória, promovendo o resgate de obras e materiais da cultura afro-brasileira que são fundamentais para a nossa identidade", destaca a produtora Fernanda Lima.
O espetáculo foi contemplado no edital da PNAB Fluxos Fluminenses, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), garantindo a gratuidade dos ingressos para democratizar o acesso a esta obra de relevância histórica e estética.
Ingressos Gratuitos: Disponíveis via Linktree na bio do Instagram @quatroelementos.rj ou diretamente na bilheteria (sujeito a lotação).

Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.