Gerdau é reconhecida como a marca que mais cresce em valor no Brasil em 2025

Foto: Divulgação


Segundo ranking Brand Dx, crescimento de 26% no valor da marca reflete o compromisso da companhia com a inovação e a geração de valor compartilhado com propósito

 

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, foi destaque no ranking Brand Dx 2025 como a marca que mais cresceu em valor no Brasil no último ano, com avanço de 26%. Esse desempenho colocou a companhia entre as cinco marcas, de diferentes setores, com maior crescimento em 2025, resultado de sua trajetória de contínua transformação em 125 anos de história e do fortalecimento de seu posicionamento de mercado.


 

Segundo o levantamento, a Gerdau se destacou pela inovação, consistência e alinhamento ao seu propósito, de empoderar pessoas que constroem o futuro, alcançando resultados superiores à média setorial em percepção e confiança do consumidor.


 

“O reconhecimento da Gerdau como a marca que mais cresceu no Brasil reflete a trajetória de uma empresa centenária que segue se reinventando, inovando e fortalecendo seu diálogo e conexão com a sociedade. Temos o compromisso de gerar valor para todos os públicos com quem interagimos, ser parte das soluções ao desafios do mundo em que vivemos e construir um futuro ainda mais sustentável para todos”, afirma Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.


 

A edição deste ano do Brand Dx, ranking que mede e classifica as marcas mais valiosas do Brasil com base em percepção do consumidor e valor econômico, apontou retração geral de 1,6% no valor total das 120 marcas avaliadas em relação a 2024 e destacou as iniciativas e experiências das companhias em meio a um contexto de alta competitividade e mudanças estruturais no mercado nacional.


 

O ranking é elaborado anualmente a partir da análise de 120 marcas atuantes no Brasil e considera indicadores financeiros e de percepção de marca, como reputação, inovação, propósito e experiência do consumidor, além de indicadores econômicos como receita operacional líquida e valor presente líquido (VPL) das marcas. Para chegar aos resultados, a brand Dx segue cinco etapas: na primeira, a consultoria faz a projeção da receita operacional líquida (em R$) das empresas com base em dados públicos. Depois, é feita uma análise do royalty rate a partir de contratos de licensing e valuation feitos por companhias especializadas. Na projeção de empresas comparáveis, métricas operacionais e drivers de valor, o valor da marca é determinado a partir de dados de pesquisas realizadas com 24 mil pessoas (de 7 de fevereiro a 20 de setembro). O estudo analisa um total de quatro mil marcas de 50 setores a partir de 20 indicadores. A taxa de performance (KPX), na quarta etapa, e o Custo Médio Ponderado de Capital Ajustado (WACC), taxa usada para calcular o Valor Presente Líquido (VPL) dos lucros futuros da marca, calculam o valor da marca a partir do VPL dos royalties estimados com base em taxas de contratos de empresas (Royalty Stat e Royalty Source). A pesquisa cruza dados públicos de desempenho operacional e contratos de licenciamento de uso de marca com uma ampla pesquisa de opinião realizada com 24 mil pessoas em 11 estados brasileiros.



Sobre a Gerdau

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0