| Foto: Divulgação |
Espetáculo de formatura da Oficina Permanente de Teatro e Circo leva à Arena Jovelina Pérola Negra uma releitura contemporânea e provocativa de “Ubu Rei”, unindo teatro, circo e crítica social.
A Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, será palco nos dias 28 e 29 de novembro da apresentação de “UBU REI – Uma Comédia Bufa Popular”, montagem que marca a formatura da Oficina Permanente de Teatro e Circo do CETA, com produção da Cia Atores de Copacabana. O projeto, iniciado em março, reúne alunos em um espetáculo que une teatro, circo e crítica social.
A iniciativa é patrocinada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Edital Pró-Carioca Linguagens – Programa de Fomento à Cultura Carioca (PNAB – Aldir Blanc). A direção é de Lino Rocca, que divide a condução do projeto com a atriz e artista circense Vânia Santos.
Formação artística nas periferias
A Oficina Permanente de Teatro e Circo é voltada à difusão das linguagens cênicas na periferia do Rio e na Baixada Fluminense. Os alunos têm acesso a diversas disciplinas, como malabarismo, acrobacias, palhaçaria, perna de pau, lira, tecido, além de técnicas teatrais. Segundo Lino Rocca, o projeto se destaca por abrir portas profissionais no teatro, no circo, na recreação infantil e na animação cultural. “A oficina se divide entre técnicas circenses e teatrais, inserindo os artistas no mercado e fornecendo uma formação sólida”, explica.
O processo criativo
A montagem parte dos Estudos sobre a Performance e o Artista (EPA!), metodologia desenvolvida por Rocca ao longo de 27 anos. O programa combina técnicas psicofísicas e pesquisas criativas que auxiliam os artistas a construir performances individuais e coletivas.
Vânia Santos ressalta a força e atualidade do texto escrito por Alfred Jarry no século 19. Para ela, “UBU REI” permanece relevante por antecipar questões que atravessariam o século 20 e chegam aos dias atuais, como regimes autoritários, extremismos e abusos de poder.
Um espelho para os tempos atuais
Rocca estabelece paralelos entre os personagens Pai e Mãe Ubu e lideranças contemporâneas, destacando que a sátira evidencia comportamentos autoritários que persistem há mais de um século. “Hoje, vemos dirigentes que estimulam ódio, preconceito e violência, desmontam políticas públicas e ignoram direitos humanos enquanto riem do sofrimento alheio”, analisa o diretor.
Inspirada também pela estética tropicalista, a montagem aposta na irreverência, na paródia e no lirismo para promover reflexão sobre poder, sociedade e processos autoritários. A proposta, segundo Rocca, é fortalecer a produção artística da Zona Norte, incentivando jovens talentos a desenvolver processos criativos próprios.
“UBU REI – Uma Comédia Bufa Popular” chega ao palco com o objetivo de provocar o público e incentivar a discussão sobre lideranças, autoritarismo e a relação da sociedade com o poder.
Serviços:
UBU REI – uma Comédia Bufa Popular
Mini temporada - dias 28/11 e 29/11/2025
Horário: às 19hs
Arena Carioca Jovelina Pérola Negra - Praça Ênio, s/n - Pavuna, Rio de Janeiro
Classificação; 18 anos
Entrada Gratuita
Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.