![]() |
| Foto: Clarissa Ribeiro |
Dirigido pelo mestre do teatro carioca, o projeto Arte Pública nas Escolas encerra ciclo com apresentações gratuitas de alunos do Colégio Clóvis Monteiro e do Pedro II.
Em meio a um cenário ainda marcado por dias de tensão na Zona Norte do Rio de Janeiro, a arte surge como ferramenta de reconstrução e esperança. Estudantes do Colégio Estadual Clóvis Monteiro, em Higienópolis, se preparam para apresentar, na próxima quarta-feira (12/11), os resultados das oficinas do projeto Arte Pública nas Escolas, dirigido por Amir Haddad e promovido pelo Fórum Carioca de Arte Pública.
A iniciativa leva oficinas gratuitas de teatro, dança, música e poesia a escolas públicas do Rio e de Niterói, criando espaços de convivência, criação coletiva e fortalecimento comunitário. O projeto também promove um encontro entre educação, cultura e cidadania, valorizando a potência criativa dos jovens e o papel transformador da arte no cotidiano escolar.
“Uma arte que se faz e se produz para todos, sem distinção de classe ou qualquer outra forma de discriminação, podendo ocupar todo e qualquer espaço, e com plena função social de organizar o mundo, ainda que por instantes, fazendo renascer na população a esperança”, destaca Amir Haddad, mestre do teatro popular brasileiro e referência na arte pública.
O ciclo de apresentações, que encerra as atividades de 2025, contará com produções artísticas criadas pelos próprios estudantes. As performances misturam elementos da cultura popular, teatro de rua e poesia falada, refletindo as vivências e sonhos das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.