
Foto : Aline Mesquita

Projeto “Contando o Imaginário” apresenta lendas do folclore brasileiro em Maricá após passar por Manguinhos e Nova Iguaçu.
Depois de iluminar Manguinhos, no Rio de Janeiro, e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o projeto “Contando o Imaginário” chega a Maricá, na Região dos Lagos, neste mês de novembro. A missão é homenagear a cultura popular brasileira através das lendas do folclore nacional como Saci Pererê, Cacique Touro Amuado e outras figuras marcantes. A apresentação será no dia 05 de novembro na Biblioteca Pública Municipal Leonor Leite Bastos de Souza, Eldorado, Maricá.
Voltado para o público infantil e infanto-juvenil, o projeto marca a carreira de Edmilson Santini, cordelista de longa data. “Contando o Imaginário” é a literatura de cordel com a linguagem teatral de Santini em parceria com Giselle Motta. Com o incentivo do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, apresentam o projeto “Contando o Imaginário”.
Toda contação de histórias do projeto é acompanhada por música e fantoches. O público interage com o espetáculo, participando das cantigas de roda e conversando com os bonecos. A coordenação do projeto é de Agosto Pra Tudo com produção do Instituto de Tradições Nordestinas e Populares, da Mundus Produções, da Tambores de Iguaçu Produções, da Ms Mohr Produções e do Agito Cultural.

Foto : Aline Mesquita

A Literatura de Cordel
Edmilson Santini é natural de Pernambuco e tem mais de 30 anos de carreira. É escritor, ator, poeta e educador. Reconhecido pela arte, Santini tem mais de 40 cordéis publicados. Em Nova Iguaçu, realiza anualmente oficinas de cordel dentro do projeto Olhar Nordestino. Representou a Literatura de Cordel, em 2024, no livro Memória Viva: Um Olhar Nordestino.
São três histórias apresentadas no projeto: o conflito entre indígenas e portugueses na Aldeia Xinguaçu com a lenda sobre o Pau-Brasil; o Saci Pererê em “Um Príncipe de Uma Perna Só” e a canção “De Volta à Festa No Céu”, momento em que as crianças tomam o palco em uma grande roda, uma alusão à tradição das cirandas.
Manguinhos e Nova Iguaçu
O artista conta que a relação com o cordel é uma relação de aprendizado. Por isso o orgulho de um projeto que leva a literatura para crianças e jovens. Edmilson conta que a recepção tem sido a melhor possível e que “levar o cordel para essa garotada que tá se formando pra vida é fazer jus a história dos cordelismo brasileiro”. Além disso, há uma relação histórica com essa linguagem artística.
“A poesia em cordel é parceira desde sempre da alfabetização. Muita gente aprendeu a ler e escrever através do cordel. Muito antes da existência da televisão e do rádio. Era o cordel que chegava aos rincões do Brasil, aos sertões nordestinos, por exemplo.”
Em Manguinhos, o “Contando o Imaginário” aconteceu no dia 19 de setembro. Já em Nova Iguaçu, na Praça Céu do bairro Jardim Paraíso, foi no dia 22 de outubro.

Foto : Aline Mesquita

Em Maricá
O versátil artista conta que a recriação das três lendas em formato de teatro de cordel é uma forma de revisitar memórias e mostrar a permanência moderna dessa poética tradicional brasileira. Sobre a apresentação do dia 05, a terceira da curta-temporada, há um elemento especial: Edmilson é também morador da cidade.
“Rapaz, vivo mais fora do que na cidade. Também moro no Rio e trabalho muito lá, mas é importante pra mim [se apresentar em Maricá]. Fiz o Festival de Poesia na cidade. Isso é uma forma de levar pra uma casa a poesia que espalho por aí.”
E para encerrar, a arte de Santini:
“Tudo que hoje se conta dizem que já foi contado. Mas se a gente reconta cantando em verso rimado acaba levando em conta novo ponto acrescentado.”
SERVIÇO:
Dia: 05 de novembro de 2025
Local: Biblioteca Pública Municipal Leonor Leite Bastos de Souza - R. Alferes Gomes - Eldorado, Maricá-RJ.
Entrada: Gratuita
Coordenação Agosto Pra Tudo
Produção: Instituto de Tradições Nordestinas e Populares, Mundus Produções, Tambores de Iguaçu Produções, Ms Mohr Produções, Agito Cultural
Direção Claudio Mendes
Texto: Edmilson Santini
Elenco: Edmilson Santini e Giselle Motta
Percussão: Eurico Zen
Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.