📊 Plataforma interativa foca nos Anos Finais do Ensino Fundamental e revela disparidades que afetam estudantes negros
O Instituto DACOR desenvolveu uma plataforma inédita que une tecnologia social e digital para evidenciar informações oficiais capazes de auxiliar no combate às desigualdades raciais na Educação. O projeto trabalha com o mapeamento e recortes racializados dos dados.
Gestores educacionais, professores, pesquisadores e público em geral podem usar o Mapa de Dados para entender como identificar os efeitos do racismo e como ele se manifesta nos Anos Finais do Ensino Fundamental e na vida social mais ampla de adolescentes negros no Brasil. Também será possível investigar como isso se processa nas diferentes regiões do país.
🧭 Uma ferramenta para orientar decisões
“O Mapa de Dados tem a intenção de ser referência para qualquer pessoa que busque dados sobre o racismo e a população negra em nosso país e visa trazer evidências que possam ajudar na investigação de algumas causas de como podemos avançar nas ações antirracistas, sob uma perspectiva além da mera constatação das desigualdades”, afirma Helton Souto, presidente do Instituto DACOR.
A escolha do termo “mapa” está relacionada à construção de visões, orientação de caminhos e à necessidade de interpretações profundas que favoreçam tomadas de decisão.
🧒🏽 Por que os Anos Finais do Ensino Fundamental?
Essa etapa escolar exige uma leitura racializada por diversos motivos:
- 56,9% dos estudantes são negros, segundo o Censo Escolar 2024
- Abriga mais da metade dos estudantes negros da rede pública
- Envolve adolescentes em fase de transformações pessoais, sociais e emocionais
- Recebe menor atenção de políticas públicas por estar entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio
O EFAF (Ensino Fundamental Anos Finais) é um campo que demanda análises mais amplas e profundas, especialmente em relação aos aspectos raciais.
🏫 Diálogo com políticas públicas recentes
A ferramenta dialoga com iniciativas como:
- Escola das Adolescências
- Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ)
Mais do que desempenho escolar, o foco é a proteção de vidas:
- Entre adolescentes de 12 a 17 anos vítimas de Mortes Violentas Intencionais (MVI), 85,1% são negros
- Em 2024, 4 a cada 5 adolescentes vítimas de MVI eram negros
📉 Desempenho escolar e disparidades raciais
Apesar de taxas de aprovação relativamente altas, persistem disparidades significativas:
Matemática (SAEB 2021):
- Brancos: 43,8% no nível adequado
- Pretos: 21,7%
- Pardos: 27,2%
Português:
- Disparidades semelhantes foram constatadas
Esses dados reforçam a necessidade de políticas educacionais focalizadas que enfrentem as barreiras específicas vividas por estudantes negros.
Rigor científico com sensibilidade social
Diante dos desafios da população negra adolescente tanto na escola quanto na vida social mais ampla, o Mapa de Dados é uma ferramenta viva e que tem um caráter de estar em constante transformação, agregando novos dados, iniciativas e análises para que ele possa servir de referência para tomadas de decisão que mudem essa realidade. Daí a importância de atuar com rigor científico e com o cruzamento de diferentes dados e fontes, para que possamos ter informações mais robustas e que permitam decisões também consistentes.
Em síntese, o Mapa de Dados do Instituto DACOR é uma ferramenta viva e em constante transformação, que agrega novos dados e análises para servir de referência na tomada de decisões que visem mudar a realidade da população negra adolescente, tanto na escola quanto na vida social. É enfatizada a importância do rigor científico e do cruzamento de diferentes dados para obter informações robustas e permitir decisões consistentes. O mapa de dados destaca a urgência de uma Política Nacional de Equidade Racial na Educação, com um marco legal específico, metas, recursos e monitoramento para reduzir as desigualdades.
Trata-se de uma ferramenta interativa para amparar o desenvolvimento de políticas afirmativas onde são mais urgentes. Helton Souto conclui que, “apesar dos avanços no acesso a evidências sobre o racismo, ainda é preciso ampliar a capacidade de análise e uso dos dados para ações antirracistas eficazes, evitando o risco de apenas constatar as desigualdades sem aprofundar a análise para políticas e ações transformadoras”.
Sobre o Instituto DACOR
Criado em 2020, o Instituto DACOR é uma organização não-governamental que nasceu da vontade de ser um propulsor de ações para combater o racismo no país. Atua por meio da reunião, integração e disseminação de dados e conhecimentos em projetos para fomentar políticas públicas e privadas por equidade racial.
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