Entre Carnavais: documentário da EncontrArte destaca resistência das escolas de samba da Baixada Fluminense

Produzido por alunos da EncontrArte Audiovisual, em Nova Iguaçu, o filme “Entre Carnavais” dá voz aos sambistas e mostra como o carnaval da Baixada segue vivo, mesmo longe dos holofotes.

Fotos: Luana Ferreira

Mestre Fafá - Fabrício Machado - Grande Rio

O universo das escolas de samba na Baixada Fluminense a partir do ponto de vista do sambista iniciou a fase de pré-produção em agosto e realizou as filmagens em outubro na EncontrArte Audiovisual, em Nova Iguaçu. A instituição, cujo ensino gratuito de cinema completa 5 anos com mais de 200 profissionais formados, acredita no projeto apresentado pelos alunos. O argumento de “Entre Carnavais” é de Filipe Porto, estudante de produção cultural no IFRJ de Nilópolis e aluno de uma das turmas da EncontrArte.


O documentário explora os elementos que envolvem agremiações como Acadêmicos do Grande Rio, em Duque de Caxias, e Império da Uva, de Nova Iguaçu. A perspectiva do filme é concebida a partir de quem trabalha com o carnaval de escolas de samba e nem sempre está sob os holofotes.


“O foco do espaço-tempo do documentário é o presente. A ideia foi a de deixar os sambistas falarem por eles mesmos”, conta Filipe Porto. Entre os entrevistados estão Mestre Fafá, mestre de bateria da Grande Rio; Allan Basttos, diretor artístico da Grande Rio; Juliana Frathane, coreógrafa de comissão de frente com passagens por várias escolas da Baixada Fluminense e por muitos anos esteve à frente da comissão de frente da Inocentes de Belford Roxo, atualmente na Unidos da Ponte; Mestre Dó, mestre de bateria do Império da Uva e Tiago Costa, ator e maquiador (também fundador da EncontrArte) com ampla experiência em agremiações dos carnavais do Rio e de São Paulo.



Foto: Luana Ferreira

Mestre Dó - Império da Uva 




Com uma proposta de documentário observativo-participativo, as filmagens foram feitas em barracões. A narrativa alterna entre denúncia e celebração, revelando como o carnaval da Baixada Fluminense resiste à invisibilização ao mesmo tempo em que floresce como expressão autêntica de identidade local.


Há também no roteiro um momento dramatizado contando a experiência de uma jovem costureira com a família toda ligada em carnaval. A irmã da jovem se prepara para desfilar, toda a família se reúne para assistir pela televisão, mas acabam dormindo, conta Filipe.


Toda a equipe é formada pelos alunos da EncontrArte Audiovisual com grandes expectativas dos novatos. Filipe Porto conta que a ideia de o tema ser carnaval vai além da paixão.


“Depois que comecei a fazer pesquisa descobri uma lacuna muito grande de documentários sobre carnaval em geral. Os que existem seguem mais a linguagem estritamente jornalística. Pouca coisa fora disso. Então acredito que o resultado seja um material bem interessante.”


Fotos: Luana Ferreira

Millena Alvim, Suzana Vargas e Fillipe Porto


A equipe conta ter tentado filmar também em escolas como Beija-Flor de Nilópolis e Leão de Nova Iguaçu, sem sucesso. “Entre Carnavais” está com previsão de estreia em meados de 2026 e terá divulgação nos canais de comunicação da instituição.


A EncontrArte Audiovisual é uma das poucas escolas gratuitas de cinema da Baixada Fluminense. O curso é coordenado por Claudina Olivêira e Tiago Costa. As vagas são limitadas e costumam ser abertas no final do ano. A sede está localizada dentro do Patronato, em frente à praça Santos Dumont, no centro de Nova Iguaçu.



Fotos: Luana Ferreira

Catarina Moraes (diretora de fotografia) - Millena Alvim (Diretora de Arte) - Suzana  Vargas (Assistente de direção) - Manuela Cruz(Assistente de fotografia)


Serviço:

EncontrArte Audiovisual

Rua Governador Portela, 382, Centro, Nova Iguaçu – RJ

Instagram: https://www.instagram.com/encontrarteon/ 

https://www.instagram.com/encontrarteaudiovisual/

Site oficial: www.encontrarte.com.br

Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0