Manifestantes e artistas se reuniram na Praia de Copacabana contra a PEC da Blindagem e a anistia a condenados pelo 8 de janeiro, reforçando a defesa da democracia.
A orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi palco de uma grande manifestação neste domingo (21). De acordo com estimativas, mais de 40 mil pessoas participaram do ato, que reuniu movimentos sociais, artistas e cidadãos contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e ao projeto que busca anistiar condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.
A PEC, já aprovada pela Câmara dos Deputados e em análise no Senado, é alvo de críticas por restringir a atuação da Justiça sobre parlamentares. Se aprovada, medidas como prisões e buscas dependeriam da autorização do Congresso, o que, segundo opositores, criaria um “escudo político” para deputados e senadores.
Além da contestação à proposta, os manifestantes também repudiaram o avanço do projeto que pretende perdoar envolvidos nos atos de 8 de janeiro, quando prédios dos Três Poderes foram depredados em Brasília.
O clima ganhou força no fim da tarde, quando nomes consagrados da música brasileira subiram ao palco montado na orla. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Djavan se apresentaram lado a lado, vestindo as quatro cores da bandeira nacional — verde, amarelo, azul e branco — em um gesto simbólico pela democracia. Maria Gadú abriu a programação cantando “Como Nossos Pais”, eternizada por Elis Regina, e Jorge Vercillo destacou, em seu discurso, a importância da mobilização popular em defesa das instituições.
O ato seguiu até o início da noite, marcado por apresentações musicais e manifestações de artistas e lideranças civis que reforçaram o repúdio às propostas em discussão no Congresso.
Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.