Liga inglesa foi responsável pelo maior número de jogadores chamados entre 2023 e 2025; Flamengo e Palmeiras lideram entre os clubes nacionais
A Seleção Brasileira passou por um processo de renovação desde a eliminação na Copa do Mundo do Catar, em 2022, e os números comprovam o protagonismo da Premier League nesse ciclo. Entre 2023 e 2025, foram 283 convocações – e 106 delas de atletas que atuam ou atuaram na liga inglesa, superando qualquer outra competição.
O futebol brasileiro aparece logo atrás, com Flamengo (9 jogadores) e Palmeiras (6) como principais fornecedores de nomes. O Real Madrid fecha o pódio, com quatro convocados.
Entre os atletas mais constantes, Marquinhos esteve presente em todas as 12 listas, enquanto Vinicius Jr. só ficou de fora da mais recente, divulgada na segunda-feira (25).
No total, 74 jogadores diferentes vestiram a camisa da Seleção no período, 38 deles estreantes, evidenciando a abertura para a nova geração. Nomes como Estevão, Vítor Roque, João Pedro e Endrick ganharam protagonismo – este último, inclusive, brilhou nos amistosos contra Inglaterra e Espanha e foi incluído por Dorival Jr. na Copa América de 2024.
Quatro técnicos, um mesmo padrão
Após a saída de Tite, o Brasil viveu uma dança de cadeiras no comando técnico. Foram quatro treinadores em pouco mais de três anos: Ramon Menezes, Fernando Diniz, Dorival Jr. e Carlo Ancelotti.
-
Ramon Menezes abriu espaço para 14 estreantes, 10 deles do futebol nacional.
-
Fernando Diniz reforçou a ligação com a Premier League, convocando 28 atletas em apenas três listas.
-
Dorival Jr., à frente em cinco convocações (incluindo a Copa América de 2024), chamou 44 jogadores da Premier League e 31 do Brasileirão.
-
Carlo Ancelotti, em duas listas até agora, manteve o padrão: 14 nomes da liga inglesa e 11 do futebol brasileiro.
Para Thiago Freitas, CMO da Roc Nation, agência que gerencia carreiras de Vinicius Jr., Endrick, Paquetá e Martinelli, o peso da Premier League é inevitável:
“A maioria dos melhores de cada país está na Inglaterra. Para formar uma seleção capaz de disputar títulos, é preciso competir semanalmente contra os melhores. Não é preferência, é condição.”
Consolidação e transição
O movimento, segundo Cláudio Fiorito, CEO da P&P Sport Management, mostra um alinhamento com o cenário global:
“A Premier League concentra alguns dos principais jogadores do mundo, e isso se reflete nas convocações não só do Brasil, mas de outras seleções. O ciclo atual é de transição: jovens talentos ao lado de atletas consolidados mantêm a competitividade e a evolução do trabalho.”
Ancelotti, que terá ainda quatro listas antes da convocação final para a Copa do Mundo, reforça a importância do preparo físico:
“A disputa por vaga é muito grande. Quem não estiver 100% fisicamente pode perder espaço. Não tenho problema em convocar outro jogador.”
TOP 10 CLUBES COM MAIS CONVOCADOS
-
Flamengo – 9
-
Palmeiras – 6
-
Real Madrid – 4
-
Zenit – 4
-
Athletico-PR – 3
-
Botafogo – 3
-
São Paulo – 3
-
Arsenal – 3
-
Manchester United – 3
TOP 10 JOGADORES MAIS CONVOCADOS
-
Marquinhos (PSG) – 12
-
Vinicius Jr. (Real Madrid) – 11
-
Bruno Guimarães (Newcastle) – 11
-
Ederson (Man City) – 9
-
Danilo (Juventus/Flamengo) – 9
-
Rodrygo (Real Madrid) – 9
-
Alisson (Liverpool) – 8
-
Gabriel Magalhães (Arsenal) – 8
-
Bento (Athletico/Al-Nassr) – 7
Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.