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Mesa-redonda reuniu especialistas para discutir o papel do microlearning no mercado de trabalho e apresentou a evolução da Biblioteca Virtual da Pearson.
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O evento também apresentou o TRACK, solução que transforma a Biblioteca Virtual
No escritório da Pearson High Educacion, em São Paulo, especialistas da educação e do mercado se reuniram para a mesa-redonda “O poder da microcertificação na aprendizagem como chave para o mercado de trabalho”. O debate trouxe diferentes perspectivas sobre como o ensino prático, as microcertificações e a tecnologia podem preparar estudantes e profissionais para um mercado em constante transformação. O encontro marcou também o lançamento do TRACK, solução que transforma a Biblioteca Virtual da Pearson em uma plataforma dinâmica, combinando inteligência artificial, trilhas personalizadas e certificações reconhecidas pelo mercado.
Mediando a conversa, Alexandre Gracioso, especialista em educação e competências socioemocionais, destacou que o microlearning é a busca pela essência do conhecimento. “O microlearning é a sistematização da essência. Ele permite chegar ao núcleo de forma eficaz, com apoio da neurociência e adaptado à maneira como as novas gerações aprendem e consomem conteúdo”, afirmou.
O que as empresas esperam da aprendizagem
Marcelo Ramos, empreendedor e fundador de negócios de impacto global, reforçou que a educação precisa dialogar com as novas gerações. “A nova geração quer trabalhar por propósito e não se engaja mais com formatos longos e engessados. É preciso falar a linguagem dela — e muitas vezes isso significa WhatsApp first, TikTok first, Instagram first. Não é o que queremos vender, é o que as pessoas querem comprar”, disse.
Para ele, microcertificações e microlearning não representam conteúdo superficial, mas sim soluções cirúrgicas que preenchem lacunas específicas no momento certo. “O que eu preciso não é necessariamente o que o meu colega precisa. O microlearning respeita isso e oferece personalização”, ressaltou.
Richard Uchoa, CEO da Revvo, chamou atenção para o descompasso entre o ensino acadêmico e as demandas do mercado. “As universidades vendem certificações. As empresas compram habilidades. É como aprender tudo sobre uma caneta e não saber escrever. O microlearning, bem aplicado, resolve essa distância com formações curtas e práticas”, observou.
Para a CEO da Pearson no Brasil, Cinthia Nespoli, integrar o aprendizado prático à formação acadêmica é essencial para que os estudantes ingressem no mercado prontos para agir. Ela relembrou sua própria experiência ao iniciar a carreira, quando percebeu que possuía a teoria, mas não sabia aplicá-la no dia a dia. “Trazer aprendizado prático para o ensino acadêmico é um passo gigante. O microlearning e as microcertificações ajudam as pessoas a se prepararem para um mercado em constante mudança”, afirmou.
Cobrir o skills gap com ensino prático e tecnologia
Para Cinthia, o momento é de inflexão. “Existe um foco muito grande em apoiar pessoas em transição de carreira ou em formação, para cobrir o skills gap e acompanhar a mudança tecnológica que está chegando. Nosso papel é preparar não só do ponto de vista técnico, mas também no desenvolvimento de soft skills, ajudando empresas a reconhecerem essas competências de forma legítima”, explicou.
Ela apresentou a pesquisa Lost in Transition, lançada pela Pearson no Fórum Econômico Mundial, que aponta perdas econômicas bilionárias devido à falta de capacitação em momentos de transição profissional. “Somente nos Estados Unidos, esses períodos de mudança representam mais de um trilhão de dólares em perdas econômicas. E até 2030, 65% das funções exigirão skills diferentes dos atuais”, destacou.
A CEO também ressaltou que a Pearson atua com princípios de responsible AI, priorizando o uso ético da inteligência artificial para potencializar a produtividade, apoiar professores e empresas e ampliar as oportunidades de recolocação profissional.
TRACK eleva a Biblioteca Virtual
O evento foi encerrado com a apresentação do TRACK, solução que leva a Biblioteca Virtual a um novo patamar.
Integrando inteligência artificial, trilhas personalizadas e certificações modulares, a plataforma passa a oferecer uma experiência de aprendizagem mais dinâmica, engajadora e alinhada às demandas reais do mercado de trabalho.
Segundo Heloisa Avilez, diretora de Higher Education da Pearson na América Latina, a proposta é ampliar a relevância e o alcance da aprendizagem no ensino superior. “Estamos transformando a Biblioteca Virtual em um ecossistema completo de desenvolvimento, conectando teoria, prática e certificação de forma fluida e relevante”, afirmou.
Sobre a Pearson
Na Pearson, nosso propósito é simples: ajudar as pessoas terem a vida que imaginam por meio do aprendizado. Acreditamos que cada oportunidade de aprender é uma chance para avançar pessoalmente. É por isso que cerca de 18.000 dos nossos funcionários estão comprometidos em criar experiências de aprendizado vibrantes e enriquecedoras, projetadas para causar impactos positivos na vida real. Somos a empresa líder mundial em soluções de aprendizagem ao longo da vida, atendendo clientes em quase 200 países com conteúdo digital, avaliações, qualificações e dados. Para nós, aprender não é apenas o que fazemos. É quem somos. Visite-nos em pearsonplc.com.
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