"Projeto que protege contas brasileiras de sanções estrangeiras provoca embate digital acirrado entre pesos pesados da política nacional."
Nikolas Ferreira (PL-MG) usou o Twitter para caçoar do projeto da deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), e a publicação recebeu uma resposta direta de Jones Manoel, fenômeno digital que vem conquistando engajamento suficiente para ameaçar a liderança de Nikolas nas redes sociais.
A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) apresentou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3831/2025, apelidado de PL da Soberania Financeira. A proposta busca impedir que bancos, corretoras e outras instituições reguladas pelo Banco Central (BC) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) realizem bloqueios, restrições ou suspensões de contas no Brasil com base em sanções impostas por governos estrangeiros, sem autorização de autoridade brasileira.
Segundo o texto, será considerada nula, em território nacional, “qualquer comunicação, bloqueio, restrição ou encerramento de conta de clientes, residentes ou não, fundamentada em sanções impostas por autoridades estrangeiras sem homologação no Brasil”.
A iniciativa ganhou força após a aplicação no país da chamada Lei Magnitsky, legislação unilateral dos Estados Unidos usada recentemente contra autoridades brasileiras, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal.
Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.