Protagonismo negro na Maré: Banda de mulheres Oyáladê lidera oficinas criativas para criar novo show

Mulheres a partir de 16 anos são convidadas a participar de um processo imersivo com dança e música, inspirado em ritmos afro-latino-americanos. As inscrições já estão abertas.

Foto: Gabriela Machado


Rio de Janeiro, julho de 2025 – A banda Oyáladê, grupo musical formado por mulheres negras, anuncia o início do seu novo projeto: as oficinas de criação "Força Feminina". A iniciativa, totalmente gratuita, convida mulheres interessadas em criação artística e expressão corporal a co-criar o novo show autoral da banda. Os encontros acontecerão todos os sábados, de 12 de julho a 2 de agosto, na Areninha Cultural da Maré.


Durante quatro encontros imersivos, as participantes explorarão dança e música inspiradas em ritmos afro-latino-americanos e na força coletiva feminina. O objetivo é desenvolver uma performance original que poderá ser integrada às apresentações que o grupo realizará ainda este ano. A participação é aberta a todas, e não é necessário ter experiência prévia, apenas o desejo de se conectar e se movimentar.


"Estamos muito animadas para abrir nosso processo criativo e construir esse novo show junto com outras mulheres", afirma Ingrid Machado. "É uma oportunidade de celebrar nossa força, nossa ancestralidade e a potência da arte que nasce na Maré", completa Simonne Alves.


A Oyáladê é um grupo musical formado por seis mulheres negras, que surgiu como um subprojeto do coletivo Mulheres ao Vento, da Maré. São elas: Juliana Camila, Tatiana Silva, Gabrielly Martins, Ingrid Machado, Márcia Guimarães e Simonne Alves.


O grupo se prepara para uma série de apresentações no segundo semestre de 2025, palcos onde o resultado das oficinas poderá ser visto pelo grande público. Ao final do ciclo de oficinas, todas as participantes receberão um certificado.


Foto: Gabriela Machado




As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do formulário online:

👉 Formulário de inscrição


SERVIÇO:
Sobre a Oyáladê:

O projeto é realizado através do Edital Pró-Carioca Linguagens – Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, e do Edital Fluxos Fluminenses, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com recursos do Governo Federal, por meio da Lei 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc.


  • O quê: Oficinas de Criação "Força Feminina" com a banda Oyáladê

  • Para quem: Mulheres a partir de 16 anos (não precisa de experiência)

  • Quando: Todos os sábados, de 12 de julho a 2 de agosto de 2025

  • Horário: Das 15h às 17h

  • Onde: Areninha Cultural da Maré (R. Evanildo Alves, S/Nº – Maré, Rio de Janeiro/RJ)

  • Custo: Gratuito, com emissão de certificado

  • Inscrições: Clique aqui para se inscrever


A Oyáladê é uma banda musical do Rio de Janeiro, cria da Maré, formada por mulheres negras. Com uma sonoridade que celebra a ancestralidade e a potência feminina, o grupo mescla ritmos e cantos de matriz afro-latino-americana em suas performances. Nascida no seio do coletivo Mulheres ao Vento, a banda agora trilha seu caminho independente, levando sua arte e mensagem para novos palcos.


 #BaixadaFluminense  #EmpoderamentoFeminino  #ArtePeriférica  #NovaCenaMusical  #RioDeJaneiro  #EditalAldirBlanc  #MulheresNaMúsica  #ProjetoCultural  #OficinasGratuitas  #AreninhaDaMaré


Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html