Haddad Afirma que Lula Está Aberto ao Diálogo com Trump, Mas Sem "Humilhação"

 


Em Meio à Crise Comercial, Brasil Busca Diálogo Firme com Washington e Rejeita Subserviência


BRASÍLIA – Diante da iminente aplicação da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou nesta terça-feira, 29, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está disposto a dialogar com o presidente norte-americano, Donald Trump. No entanto, Haddad ressaltou que qualquer conversa deve ocorrer sob um protocolo que evite o que ele chamou de "humilhação" para o Brasil.


Em entrevista à CNN Brasil, o ministro enfatizou a necessidade de racionalidade nas negociações. "A maior potência do mundo resolveu virar a mesa. Estamos procurando os canais para trazer para a racionalidade", afirmou Haddad. Ele fez questão de diferenciar a postura de Lula em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo Haddad, demonstrava uma subserviência aos Estados Unidos. "Você não vai querer que o presidente Lula se comporte como o Bolsonaro se comportava, abanando o rabo, falando 'I love you' e batendo continência. O presidente Lula tem outro tipo de perfil", declarou.

O temor de Haddad é que um eventual encontro ou telefonema entre os líderes brasileiros e americanos resulte em uma situação embaraçosa para Lula, comparando-a ao "papelão" que, em sua visão, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky passou na Casa Branca.




Apesar da proximidade do dia 1º de agosto, data em que o tarifaço entrará em vigor, o ministro da Fazenda demonstrou otimismo, afirmando que o Brasil tem condições de "não fazer do dia 1º de agosto um dia fatídico". Haddad garantiu que as negociações seguem em andamento, embora de forma gradual. "Nós vamos continuar negociando, os canais estão sendo desobstruídos; vagarosamente, mas estão", concluiu.

Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0