Iniciativa pioneira busca avaliar a viabilidade de ônibus elétrico em trajeto de longa distância, com foco em sustentabilidade e inovação no transporte público.
Duque de Caxias dá um passo importante rumo à modernização e sustentabilidade no transporte público. Nesta segunda-feira, 23 de junho, às 10h, será lançado oficialmente o período de testes de um ônibus totalmente elétrico na linha intermunicipal 417T, que faz o trajeto entre Xerém e Barra da Tijuca. A cerimônia acontecerá no ponto final da linha em Xerém e reunirá autoridades municipais e estaduais, além de representantes do setor privado.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Centro de Negócios e Inovação RJ+. O projeto-piloto busca avaliar, em condições reais de operação, a viabilidade técnica e econômica do modelo elétrico no transporte intermunicipal de média e longa distância.
O veículo em teste é o AZURE A12BR, da montadora TEVX Higer. Entre os diferenciais do modelo estão a tecnologia de ponta embarcada, acessibilidade, Wi-Fi, entradas USB para carregamento de dispositivos, painéis informativos em tempo real e, principalmente, zero emissão de poluentes e redução significativa de ruídos.
Durante o período de testes, serão analisados aspectos como a autonomia do ônibus, desempenho em trajetos extensos, conforto para passageiros e motoristas, além do custo-benefício operacional. O projeto também conta com o apoio da concessionária de energia Light, responsável por viabilizar a infraestrutura de abastecimento.
Para o prefeito Netinho Reis, essa ação representa um avanço importante para a Baixada Fluminense. “Estamos pensando no futuro, investindo em inovação e qualidade de vida para nossa população”, destacou. O secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, e o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias, também participam do lançamento, assim como o CEO da TVEX, Cadu Freitas, e Áureo Ricardo Salles, do Centro de Negócios RJ+.
A expectativa é de que, a partir dos resultados obtidos, a tecnologia possa ser expandida para outras rotas da região metropolitana do Rio de Janeiro, consolidando um modelo mais limpo e eficiente de mobilidade urbana.
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