Uma marca que tem resistência estampada no nome

DE PRETO PARA PRETO: LUTA ANTIRRACISTA ESTAMPADA NA PELE.


Idealizada durante a pandemia,e criada a partir da ascensão social e esportista de um preto com olhar empreendedor para incentivar o combate ao racismo, nasce a De Preto Pra Preto, que além de igualdade racial, leva aos seus clientes qualidade e design. A marca foi lançada na Shimano Fest, maior evento de ciclismo da América Latina, no último sábado, 20. 


O ciclista e idealizador da marca, Jorge Bernardo é nascido e criado no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. Amante de esportes, estava sempre em busca de novas aventuras, porém o bairro que cresceu era considerado por muitos anos um dos mais violentos da capital paulista, e o acesso a locais para atividades físicas estavam sempre lotados e eram longe, o que dificultava o acesso.


"Cresci apaixonado pelo esportes, mas sempre com pouco acesso a qualquer infraestrutura. As piscinas públicas estavam sempre longe e lotadas. Eu precisava acordar muito cedo para enfrentar a fila de entrada ou durante os passeios escolares para o SESC", relembra. Apesar de todos os contratempos, Jorge continuou se esforçando, aliando suas paixões atléticas com uma sólida carreira na área da tecnologia. 


"Estou criando a marca também para canalizar toda minha raiva com o atual momento do Brasil, mas principalmente para apoiar a ascensão do povo preto em lugares que antes nos eram negados", aponta o empresário, cansado de casos de racismo que pretos com equipamentos de ponta sofrem: "É como se não pudéssemos ter aquele equipamento, parece que temos sempre de estar provando algo para alguém", reflete.


Os produtos vendidos carregam design inovador, qualidade e estilo próprio com frases antirracistas como: “fogo nos racistas” e “Resista”, e já podem ser adquiridas no site www.depretoprapreto,cc.



LETRAMENTO RACIAL

Letramento racial foi algo que o esportista só soube depois de adulto, e por isso não entendia o que era racismo estrutural e como funcionava. Formado em Cibersegurança e Tecnologia de Informação, mudou-se para São José dos Campos, interior de São Paulo, e, trabalhando remotamente, passou a escutar muitos podcasts e um dos favoritos é AmarElo Prisma, de Emicida, onde aprendeu a "importância de ocupação e pertencimento". 


MISSÃO

A missão do De Preto Pra Preto é ampliar o sentimento de pertencimento e difundir a cultura antirracista na sociedade através do vestuário de ciclismo, com qualidade e design.


MANIFESTO

Somos pretos, somos brasileiros, somos herdeiros de reis e rainhas, somos antirracistas e ciclistas apaixonados pelas duas rodas. Uma empresa criada em meio a um letramento racial para unir consciência e o amor pelo esporte, para trazer democracia, pertencimento e acima de tudo voz para quem alcançou o seu lugar neste universo.

Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem