Eternizando líderes de luta Afro brasileira através do grafite no Morro da Providência e no MUHCAB

 A história não contada de líderes da luta afro brasileira, será protagonista nos temas dos grafites do projeto Mural das lutas afro brasileiras

Foto divulgação MUHCAB - LUIZA MAIN será ilustrado por Juliana Fervo

A história pode ser contada de várias formas, e uma delas é através da arte, o Projeto Mural das Lutas Afro-brasileiras realizará dois murais grafitados com os rostos de líderes dos quilombos e mocambos. O primeiro, nas dependências do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, MUCAB, e o segundo no Morro da Providência, a primeira favela do Brasil. Ainda será possível aprender os fundamentos do grafite com oficinas que serão realizadas em uma escola da região. A iniciativa é uma parceria da Companhia Queimados Encena com o Instituto Entre o Céu e a Favela.


O MUCAB está situado na Pequena África, que em conjunto com o Morro da Providência, dá conta de tratar diversos aspectos da história e da cultura negra na Cidade do Rio de Janeiro, cobrindo desde a chegada dos africanos escravizados no Cais do Valongo, o período escravagista, os períodos pré e pós-abolição, até os dias contemporâneos passando por relevantes fatores históricos, sociais, culturais, ligados à cultura negra. O Mural das Lutas Afro-Brasileiras irá figurar, através da arte do grafite, heróis e heroínas da história da luta negra por liberdade no Brasil, em dois grandes muros.


TAMBÉM FAZ PARTE DA HISTÓRIA

A ideia principal do projeto é compor um Mural Grafitado com os rostos de líderes dos quilombos e mocambos, que conte as histórias das revoluções e revoltas, que atravessaram toda a longa escravidão no Brasil, é apresentar uma história raramente contada. Podemos citar como exemplo as Revoltas e resistência coletivas, que contestavam a escravidão, que fazem parte de nossa história, mas são pouco estudas e até desconhecidas por conta da estrutura racista que silenciou a herança de batalha do povo preto, para que acreditassem que as pessoas escravizadas no Brasil estavam conformadas, ou ainda, que não foi um momento de dor e luta. Conhecer essas histórias significa reconhecer homens e mulheres que enfrentaram o processo de escravização, muito antes da Lei Áurea.


Faces negras dificilmente foram representadas na arte. Os heróis e heroínas pretos, em grande parte, não possuem imagens, muitas vezes, esses personagens são associados a fotografias e gravuras de pessoas anônimas. A representatividade na arte é importante para uma identificação positiva existencial. O projeto vai auxiliar na descoberta de “quem somos” e o legado combativo de nossos ancestrais através da arte e disseminação de informação. Assim, imaginar e criar os rostos de nossos heróis negros e negras é necessário, mesmo hoje, 133 anos após o fim da escravidão.


Foto divulgação MUHCAB


RESPONSÁVEIS PELAS OBRAS

Os artistas que participaram do projeto Mural das Lutas Afro-brasileiras, e que estão responsáveis por transformar história em grafite são: Juliana Fervo do @fervatelie; Cazé Arte que já tem um trabalho de luta pela causa com a cartografia preta no @negromuro; e André Kajaman criador do maior mutirão de arte urbana, o @meetingofavela. Os três darão nova vida aos grafites nos muros do MUHCAB e de um muro no Morro da Providência.

 

Foto divulgação MUHCAB

 

OFICINAS 

Além de desfrutar do grafite, será possível aprender sobre a arte de grafitar através de uma oficina. Vinte alunos de uma escola do Morra da Providência serão contemplados com 4 dias de oficina divididas em:

- 1º Dia - História do Graffiti.

Práticas no papel. - Kajaman (Duração: 2h)

- 2º Dia - Personalidades Negras. Escolha de homenageado.

Prática de desenho de personagem. - Cazé (Duração: 2h)

- 3º Dia - Arte Contemporânea e Graffiti. Estudo sobre grafiteiros e grafiteiras.

Prática básica de graffiti no muro. - Fervo (Duração: 2h)

- 4º Dia - Traçar personagem no muro e pintar.

Kajaman, Cazé e Fervo. (Duração: 3h)

 

O Projeto Mural das Lutas Afro-brasileiras conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Rua Cultural RJ.

 

 

REALIZAÇÃO

Queimados encena

APOIO

MUHCAB, Entre o Ceu e a Favela, Galeria Providência e A.A.J.O.B

ARTISTAS

Juliana fervo - @fervatelier, Cazé Arte - @cazearte - @negromuro e André Kajaman - @kajaman

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Viegas_marcelo

CURADORIA

Marianamaiaato

PESQUISA

Rajao Pedro

#ruacultural #sececrj

SERVIÇO

O Projeto Mural das Lutas Afro-brasileiras realizará dois murais grafitados com os rostos de líderes dos quilombos e mocambos.

Para mais informações acesse: www.instagram.com/muhcab.rio








Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem