Decisão, que já estava em vigor na capital, orienta que gestantes que tomaram a 1ª dose da AstraZeneca concluam o esquema vacinal com a Pfizer
"Mistura de vacinas" foi autorizada no Rio para gestantes e puérperas. Foto: Reuters. |
A Secretaria de Estado de Saúde enviou nesta quarta-feira (30) um ofício orientando os 92 municípios do Rio de Janeiro a aplicarem a 2ª dose da Pfizer em gestantes que tomaram a 1ª dose da AstraZeneca. Essa segunda dose deve continuar com o intervalo de 12 semanas após a primeira dose. O mesmo vale para mulheres que tiveram bebês a menos de 45 dias.
"A decisão do uso da vacina Pfizer para completar o esquema vacinal de grávidas e puérperas foi pactuada com o Cosems e aprovada pelo grupo de apoio técnico da SES, formado por infectologistas e epidemiologistas", destacou o secretário de saúde, Alexandre Chieppe.
Sobre as mães que estão amamentando, o documento enviado aos municípios orienta que não haja limite de idade para os bebês. Esse grupo pode receber qualquer uma das quatro vacinas disponíveis (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen). Já para as gestantes e puérperas que não receberam nenhuma dose de algum imunizante contra a Covid-19, a recomendação é que sejam usadas Pfizer ou CoronaVac.
Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.