Hospital Rocha Faria: o hospital que mudou o conceito de saúde na Zona Oeste do Rio

Unidade foi inaugurada em 1940 e atualmente atende em média 17 mil pessoas por mês

Hospital Rocha Faria, ano da inauguração - Foto: Arquivo Geral


Quando pensamos em saúde na Zona Oeste do Rio, o Hospital Rocha Faria com certeza marcará presença em nossa mente. O hospital está localizado no coração do bairro de Campo Grande, entre a Rua Augusto Vasconcelos e a Avenida Cesário de Melo.

O hospital foi inaugurado em 1940, sob a gestão do então prefeito Henrique Dodsworth. Em 1967, foi concluída a construção do prédio da maternidade e da emergência. Pouco depois, foi construído um novo centro cirúrgico, o CTI e a recuperação pós-anestésica.


Hospital Rocha Faria, 2018 - Foto: Gustavo Miranda/Jornal Extra


Atualmente a unidade de saúde atende em média 17 mil pacientes por mês. Desse total, 20% são casos de emergência. A maior parte dos pacientes é da Zona Oeste, região que engloba 15 bairros e possui população estimada em mais de 700 mil habitantes. O hospital é responsável por 65% dos atendimentos nessa área da cidade.

O HMRF(sigla oficial da unidade) conta com um pronto socorro, alas de urgência e emergência, possuindo as especialidades de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, pediatria, UTI adulto, maternidade de alto risco e UTI neonatal. A maternidade do hospital é referência para gestação de alto risco, porém recebe também pacientes de baixo risco, que equivalem a aproximadamente 70% dos partos.

Origem do nome


O nome da unidade de saúde foi escolhido em homenagem ao médico Benjamin Antônio da Rocha Faria Júnior (1853-1936), membro da Academia Nacional de Medicina. Ao longo de sua carreira Rocha obteve o cargo de professor adjunto de higiene e história da medicina; mais tarde, nomeado inspetor-geral de higiene pública; foi também presidente do Conselho Municipal de higiene e Assistência Pública; membro titular da Academia Nacional de Medicina, entre outros méritos, cargos e títulos.

Fontes: Memórias de Campo Grande / Governo do Estado do Rio

Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem