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Mas parece que nesta década a falta de identidade visual se tornou
o padrão das emissoras brasileiras, onde na busca de renovação e de um ar
futurista entregaram logotipos insossos e apáticos com tonalidades semelhantes
e quase indistinguíveis, salvos apenas pelas formas geométricas utilizadas em
suas concepções. Mas antes de opinar vou te levar a origem disso tudo.
Linha do tempo do logotipo da TV Globo. (Foto: Rede Globo/G1) |
Nesta década quatro das cinco grandes emissoras brasileiras
fizeram mudanças em suas logomarcas, tudo começou em 2014 onde a Globo e o SBT
mudaram suas identidades visuais, as duas emissoras fizeram ótimos trabalhos em
questões de design. A Globo optou por não abandonar o 3D em seu logo, mas
removeu os efeitos platinados (metalizados) dando um tom “ceramizado” a sua
marca com tons cinzas e brancos.
Antes e depois do logotipo do SBT. (Foto: SBTPédia) |
Já o SBT “bebeu da fonte” do 2D abandonando seu logotipo colorido
reflexivo que seguia o mesmo padrão desde 2002, o logotipo da emissora chegou a
ser comparado ao do aplicativo “Fotos” do iOS, mas mesmo assim ainda possuía
sua própria identidade visual bem distinta das demais emissoras brasileiras.
Mas essas mudanças visuais feitas pelas emissoras começaram a
perder identidade visual quando cerca de dois anos após essas mudanças feitas
pela Globo e o SBT, a Record apresentou a sua nova identidade visual, a
emissora foi além das demais emissoras e além de alterar seu logotipo mudou
também sua nomenclatura. A emissora abandona o “Rede Record” e adotou o
“RecordTV”.
Antes e depois logotipo RecordTV (Foto: Geek Publicitário) |
Release do novo logotipo da Band. (Foto: Band) |
Após isso, agora em 2018 outra emissora optou por abandonar toda a
sua identidade e ingressar na era cinza da TV brasileira, a Band deu um banho
de alvejante em seu logotipo e removeu a coloração verde e amarela icônica de
seu logotipo. Seguindo os passos da Record a emissora não deu nenhuma
justificativa plausível para a mudança, apenas achou que era a hora de mudança
para o futuro.
Agora me diga, o futuro é tão monocromático e sem graça assim? No
futuro nenhuma empresa poderá ter a sua própria identidade visual para se
destacar das demais e se comunicar com seus telespectadores? Ao meu ver essas
mudanças não tem na a ver com futuro ou com padrões de design, essas mudanças
mostram a falta de criatividade e desleixo das emissoras atualmente perante a
forma em que o público percebe a sua marca.
Um logotipo não é apenas um vetor fixo no canto da tela durante a
programação, esse pequeno grupo de pixels pode representar todos os valores e
também a visão da emissora, pode mostrar ao telespectador o que ele irá encontrar
naquele canal. Agora com a chegada da era cinza da TV Brasileira o
telespectador não consegue mais diferenciar as emissoras visualmente, parece
que todas se tornaram grandes afiliadas de uma só. Eu realmente sinto falta do
visual dos anos 80, onde pôr mais exagerado que fosse tudo possuía uma essência
e identidade. Espero que um dia esse gelo cinza que tomou a frente dos
logotipos das emissoras quebre e que a criatividade venha ser liberada novamente.
O design de logos ultimamente tem sido uma porcaria a nível mundial, vide o logo da Mastercard. É uma crise de criatividade gigantesca.
ResponderExcluirOutra motivo de tudo estar igual na identidade das emissoras, em geral, são as vinhetas produzidas por freelas munidos de After Effects e Cinema 4D, a maioria utilizando de um entediante flat design.
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