"Anatel, radiodifusores e teles vão testar a convivência do LTE com a TV analógica. Caso os resultados sejam positivos, poderão facilitar a antecipação da implantação da 4G na frequência de 700 MHz em cidades da região Norte, por exemplo, onde existe folga na faixa da TV digital, antes mesmo do switch-off.
As diretrizes para a realização desses testes foram aprovadas na reunião desta quarta-feira, 27, do Gired – grupo de implantação da digitalização da TV. Segundo o presidente do grupo, Rodrigo Zerbone, os testes de interferência entre a TV e a tecnologia 4G se resumiram ao sinal digital.Para a realização dos testes, os canais analógicos serão transferidos para a parte baixa da faixa. As demais decisões sobre os testes estão sendo tratadas pelos grupos técnicos de Remanejamento e de Recepção do Gired."
Na tabela "anexo", temos a faixa de frequência de todos os canais, onde são ocupados hoje pela tv em UHF, ou seja apartir do canal 14 (470 mHz), até o canal 69 (806 mHz) durante esta transição.
Na tese, apartir dos canais que ocupem a faixa de Transmissão e recepção de 4G ou seja, os 700mHz dentro do intervalo de 698 mHz a 806 mHz. Em termo de canais da Tv analógica, falaremos apartir do canal 52 a 69, de acordo com a tabela anexo.
“Antes de novembro de 2015 muitas cidades brasileiras poderão ter a 4G. Em um grande número delas, não é preciso fazer o desligamento dos canais de TV analógica, apenas o remanejamento dos radiodifusores que estão na faixa de 700 para frequências mais baixas, sem que isto implique o desligamento dos canais. “Isto vai acontecer no Norte e Nordeste, mesmo nas cidades maiores, porque não tem problema de frequência”, afirmou Rodrigo Zerbone, conselheiro da Anatel e Presidente do GIRED - Grupo de Implementação o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV.
Em tempos de crise econômica no Brasil, a grande tarefa de distribuição em massa de conversores digitais aos beneficiários de programas sociais, se torna um desafio complexo, e assim, o desligamento total da TV analógica pode se tornar algo não só custoso às emissoras e sim até mesmo ao Governo Federal, que hoje procura formas de aliviar gastos, para evitar entrar em colapso com dívidas contraídas internamente. Por isto, ocorreu a alternativa de incentivar o uso de bandas mais baixas para transmissão de TV.
Fontes: Teleco e Teletime
Fontes: Teleco e Teletime
Por hoje é só pessoal! :D
Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.