.jpeg)
Foto: Divulgação
.jpeg)
Projeto UTA encerra ciclo de oficinas gratuitas com mostra artística em Paquetá
O Projeto Unificação do Trabalho do Ator (UTA) encerra, na próxima terça-feira (20), às 15h, seu ciclo de oficinas gratuitas de formação continuada na Ilha de Paquetá. O encerramento será marcado por uma Mostra Artística aberta ao público, na Casa das Artes de Paquetá.
Idealizado pela atriz e educadora Jessyca Meyreles, o projeto foi contemplado pelo Edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa atendeu cerca de 50 participantes, com idades entre 6 e 80 anos, e teve como objetivo fortalecer a formação artística no território.
Com caráter multiartístico, o UTA ofereceu oficinas livres de teatro, dança, canto e arteterapia, a partir de pesquisas desenvolvidas por Jessyca Meyreles e pelo professor de expressão corporal Madson Vilela. As atividades priorizaram a integração entre corpo, mente e voz, utilizando jogos cênicos, técnicas de improvisação, oratória, retórica e projeção vocal.
Segundo a idealizadora, as oficinas promoveram o compartilhamento de técnicas inspiradas em mestres nacionais e internacionais, ampliando o acesso à formação artística. “O projeto também é um espaço de desenvolvimento da expressão individual e coletiva, estimulando a criatividade e a interpretação”, destaca Jessyca.
A proposta se destacou ainda pelo foco na diversidade e inclusão. O projeto abriu vagas para participantes de todas as idades, incluindo adultos e idosos, além de crianças neurodivergentes. A formação também contou com a participação de educadores indígenas, como o professor Yumo Apurinã, responsável por aulas de interpretação e improvisação.
“Não é mais possível pensar a arte sem diversidade e representatividade. As minorias também consomem cultura e precisam estar inseridas nos processos de formação e produção”, afirma Jessyca Meyreles.
Serviço
Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.