Iphan avalia tombamento definitivo do antigo DOPS, símbolo da repressão no Rio

 

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural deve decidir, no fim de novembro, se o prédio histórico da antiga Repartição Central de Polícia será oficialmente tombado.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, instância máxima de deliberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vai deliberar no final de novembro sobre o tombamento definitivo do edifício que abrigou a antiga Repartição Central de Polícia, mais conhecido como antigo DOPS, localizado na Rua da Relação, no centro do Rio de Janeiro.


O pedido de tombamento foi apresentado pelo Iphan devido ao alto valor histórico e artístico do imóvel. A proposta prevê a inscrição do prédio nos Livros do Tombo Histórico e das Belas Artes, o que o incluirá oficialmente na lista de bens culturais protegidos em nível federal.


Com essa ação, o Instituto reforça o compromisso com a preservação dos lugares de memória, considerados essenciais para o fortalecimento da democracia e o direito à verdade histórica.


No Diário Oficial da União do dia 30 de outubro, foi publicado o edital de tombamento provisório do edifício. Segundo o Decreto-Lei nº 25/1937, o tombamento provisório já garante proteção integral ao bem, equiparando-se ao tombamento definitivo. O proprietário tem até 15 dias para apresentar eventuais contestações.



Inaugurado em 1910, o prédio foi originalmente sede da Repartição Central de Polícia. Décadas depois, passou a abrigar diferentes órgãos de segurança e, entre 1962 e 1975, sediou o Departamento de Ordem Política e Social do Rio de Janeiro (DOPS-RJ) — órgão que, durante a ditadura militar, foi usado para prender, interrogar e torturar presos políticos.


A decisão final do Iphan poderá transformar o edifício em símbolo protegido da memória nacional, reforçando o dever do Estado em preservar espaços que testemunharam períodos marcantes da história brasileira.


Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0