![]() |
| Autoridades celebraram a reabertura do Imperator / Foto: Reprodução_Funarj |
Centro Cultural João Nogueira volta a receber público após ampla reforma, com autoridades, homenagens e programação especial em celebração à reabertura.
Após meses de obras e uma ampla renovação, o Centro Cultural João Nogueira/Imperator, no Méier, foi oficialmente reaberto na última segunda-feira (3) em uma cerimônia marcada pela alegria e pela valorização da cultura da Zona Norte. O evento reuniu autoridades, representantes da cultura e moradores da região, celebrando o retorno de um dos espaços mais simbólicos da arte e da música no Rio de Janeiro. O comando da música ficou a cargo de Diogo Nogueira, filho de João Nogueira, culminando em um momento ainda mais emblemático.
Entre os presentes estavam Angela Nogueira, viúva do patrono João Nogueira; Jorge Barata, presidente da Associação de Moradores do Méier; Emmanuel Cardoso, diretor do Imperator; Jackson Emerick, presidente da Funarj; e Edilane Rose Alcântara, representante da Emop-RJ.
“O Imperator é de grande importância para o grande Méier, desde 1954. Passou por diversas formas e agora, com certeza, vai adiante e não vai parar. É o quintal dessa população maravilhosa. Parabenizo o presidente da Funarj que se empenhou e fez tudo que pôde para hoje, nesse dia, reinaugurar esse espaço espetacular que é o Imperator. Agradeço por estar aqui”, afirmou Angela Nogueira, viúva do patrono João Nogueira e diretora do projeto Clubinho do Samba, que também se apresentou no evento.
O centro cultural passou por uma ampla revitalização estrutural, incluindo reparos no telhado, renovação da rede hidráulica, revisão elétrica e instalação de um novo sistema de ar-condicionado central. As obras também contemplaram eliminação de infiltrações, pintura das paredes, cobertura do terraço e polimento do piso do foyer e da escada, além da modernização da iluminação e da revisão do acervo de João Nogueira, exposto na entrada do espaço.
“Estou muito feliz de estar aqui, junto da classe artística e dos funcionários da Funarj, celebrar esse momento. Um dos grandes desafios era o relacionamento com a comunidade, pois não confiavam antes. Vencemos essa etapa também. O Imperator, hoje, está preparado na infraestrutura para não repetir os erros anteriores”, acrescentou Jackson Emerick, presidente da Funarj.
Com a conclusão das melhorias, realizadas em parceria entre a Funarj e a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ), o Imperator retoma suas atividades com infraestrutura moderna e totalmente regularizada, reafirmando seu papel como um ponto de encontro da cultura, da arte e da memória carioca.
“Em nome do presidente, nós agradecemos a parceria. É uma honra fazer parte dessas recuperações com as obras, aquela parte que não aparece sempre, mas é essencial para o funcionamento e para permitir que os espetáculos aconteçam. Cultura e arte: é isso que realmente a população precisa”, finalizou Edilane Rose Alcântara, representando o presidente da Emop-RJ, André Braga, que recebeu homenagem no evento.
O mês de novembro marca o início da nova fase do Imperator, que receberá uma série de apresentações especiais em comemoração à reabertura. A programação celebrativa conta com nomes como os cantores Lobão, Elba Ramalho e Michael Sullivan. Confira a lista completa:
.jpg)
Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.