Governo inicia restauração da Praça dos Três Poderes em novembro com apoio da Lei Rouanet

 
Foto: Divulgação

Projeto de revitalização da Praça dos Três Poderes, em Brasília, receberá R$ 34,6 milhões do BNDES e Petrobras, com supervisão do Iphan, e primeira etapa prevista para 2026.


O Governo Federal dará início, em novembro, às obras de revitalização da Praça dos Três Poderes, em Brasília. O projeto contempla ações de restauração estrutural, modernização e valorização desse símbolo da capital e do país.


Com investimento de R$ 34,6 milhões, a iniciativa será financiada com recursos da Petrobras e do BNDES, por meio da Lei Rouanet, e conta com a supervisão do Iphan, já que o local é tombado e integra o conjunto urbanístico reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. A primeira etapa será concluída em 2026.


A obra prevê a recuperação completa do piso, estruturas comprometidas e monumentos, além do restauro de obras de arte, modernização da iluminação e revitalização dos espaços culturais. Ações de acessibilidade, drenagem, sinalização turística e instalação de câmeras também estão previstas, reforçando preservação, segurança e experiência para moradores e visitantes.



Idealizada por Lúcio Costa, a Praça dos Três Poderes simboliza a independência e a harmonia entre Executivo, Legislativo e Judiciário. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que a intervenção reforça o compromisso com a memória e a democracia, especialmente após os ataques ocorridos no local.


O presidente do Iphan, Leandro Grass, reforçou que o restauro atende às expectativas da população e preserva a identidade nacional: “A praça será mais um exemplo da união de esforços pela defesa do nosso patrimônio”, afirmou.


A revitalização contempla:


  • Recuperação do piso e estruturas

  • Restauro de obras de arte e monumentos icônicos como Dois Candangos e esculturas de Oscar Niemeyer e Marianne Peretti

  • Revitalização do Museu da Cidade e do Espaço Lúcio Costa

  • Modernização de iluminação

  • Acessibilidade, drenagem e sinalização

  • Sistema de segurança com câmeras

  • Prevenção contra incêndios

  • Sonorização e climatização do Espaço Lúcio Costa


Com a obra, o governo reforça o compromisso com o patrimônio cultural brasileiro e fortalece o turismo cívico na capital federal — referência mundial de arquitetura e símbolo da unidade nacional.



Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0