![]() |
| Máscara mortuária de Carmen Miranda está em exposição no Imperator (Foto_ Divulgação_Funarj) |
Exposição gratuita celebra a carreira internacional da Pequena Notável e exibe, pela primeira vez, a reprodução 3D de sua máscara mortuária.
A exposição “Carmen, Embaixatriz do Samba” vai estrear no Centro Cultural João Nogueira - Imperator, na próxima terça-feira, 18, com uma homenagem vibrante à trajetória cinematográfica e artística da Pequena Notável. O evento é gratuito e marca uma parceria entre o Imperator e o Museu Carmen Miranda, dois equipamentos culturais administrados pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj).
A mostra revela o início da carreira internacional de Carmen Miranda, destacando sua presença marcante no cinema e sua influência na cultura brasileira e mundial. Entre os itens expostos, estão recriações de figurinos icônicos usados em filmes de sucesso, como Banana da Terra (1939) e Serenata Tropical (1940), além do traje da famosa apresentação no Cassino da Urca, que consagrou Carmen como a inesquecível Brazilian Bombshell.
“A trajetória de Carmen Miranda e sua contribuição para a popularização do samba são uma inspiração. Essa exposição no Imperator reforça o intercâmbio cultural entre os equipamentos da Funarj, promovendo arte de forma acessível em todo o Rio de Janeiro”, disse Jackson Emerick, presidente da Funarj.
Exposição inédita da máscara mortuária
Com curadoria da equipe do museu, o grande destaque do acervo é a reprodução em 3D da máscara mortuária de Carmen Miranda, um recurso inédito que aproxima o visitante de forma sensível e respeitosa da memória da cantora. O público também vai poder apreciar fotografias, discos, partituras, revistas e objetos originais que compõem a trajetória da artista.
“Com apoio do Museu de Ciências da Terra, fizemos as imagens em 3D e uma impressão da máscara mortuária idêntica à original. Então, hoje temos uma réplica do item e, por isso, ele vai poder ser exposto pela primeira vez fora do museu”, disse Chris Aguiar, diretora do Museu Carmen Miranda.
Em especial, a exposição evidencia a evolução do visual da baiana estilizada, símbolo de identidade e expressão cultural marcado por Carmen Miranda. O projeto visa ressaltar o impacto cultural da artista não apenas para a música brasileira, mas também para a moda.
![]() |
| A Pequena Notável tem parte de acervo à mostra no Imperator (Foto_ Divulgação_Funarj) |
![]() |
| Carmen Miranda, a Pequena Notável, é protagonista de exposição montada no Imperator, no Méier (Foto_ Divulgação_Funarj) |
![]() |
| Artigos do vestuário de Carmen Miranda estão expostas no Centro Cultural João Nogueira_Imperator, no Méier (Foto_ Divulgação_Funarj) |
Serviço
Evento: Estreia da exposição “Carmen, Embaixatriz do Samba”
Data: 18/11/2025, às 17h
Entrada: Gratuita
Local: Centro Cultural João Nogueira – Imperator (Rua Dias da Cruz, 170 - Méier, Rio de Janeiro - RJ)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.