Caravana da Cultura leva circo social para escolas e propõe reflexão sobre o futuro climático

Caravana CIRCOP30 nas Escolas promove debate climático na Baixada Fluminense e Pavuna



Projeto usa arte e circo para conectar estudantes às discussões da COP30 e estimular protagonismo juvenil.

A necessidade de construir soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas chega às salas de aula de escolas públicas municipais de Duque de Caxias, Pavuna e São João de Meriti, nos dias 18 e 19 de novembro, por meio da Caravana da Cultura “CIRCOP30 nas Escolas: Circo Social pela Justiça Climática”. A iniciativa usa arte e circo para debater clima com crianças e jovens, conectando territórios fluminenses aos diálogos globais da COP30, que ocorre em Belém (PA).


A inicia, da ONG Se Essa Rua Fosse Minha (SER), transforma o ambiente escolar em espaço de criação e diálogo sobre direitos humanos, meio ambiente e futuro das comunidades. A proposta é ampliar o entendimento dos estudantes sobre justiça climática, estimulando o protagonismo juvenil e a criação de iniciativas locais alinhadas à agenda climática internacional.


A programação reúne três apresentações em sequência: apresentação do circo social com os Jovens Malungos do Cultura na Faixa; Espetáculo Amanhã será Favela, com jovens do projeto Trilha Formativa em Circo Social 2025 do CIEP 139; e Percussão afro Crias do Guadá, composta por jovens do Colégio Estadual Guadalajara, fruto da parceria entre o SER e o coletivo CRiA via projeto Profissionalização Criativa.



Além das apresentações, a equipe realiza oficinas e rodas de conversa sobre território, preservação e impactos climáticos. A Caravana incentiva escolas a criarem ações próprias, conectando saberes locais à agenda global da COP30 e reforçando o papel da cultura na mobilização social.


Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0