![]() |
| Foto: Divulgação |
Evento gratuito reúne povos tradicionais, artistas e empreendedores culturais nos dias 22 e 23 de novembro, no Catete
O Museu da República, no Catete, será palco de uma imersão cultural nos dias 22 e 23 de novembro, com o 2º Encontro das Nações – Saberes do Estado do Rio de Janeiro, evento gratuito que celebra a diversidade, a ancestralidade e os saberes dos povos tradicionais fluminenses.
Durante dois dias, o espaço histórico se transforma em um território de celebração e resistência. O evento reúne povos originários, quilombolas, ciganos, comunidades de terreiro, capoeiristas, jongueiros e sambistas, promovendo uma verdadeira vivência multicultural com apresentações artísticas, palestras, feiras, gastronomia e lançamentos literários.
Criado em 2023 pelo Instituto Cultural de Apoio e Pesquisa às Tradições Afro (ICAPRA), o projeto chega à sua segunda edição ampliando sua proposta de valorização das tradições que moldam o patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
“O Encontro das Nações nasceu da necessidade de reunir, em um mesmo espaço, os saberes e as vozes que formam a identidade do nosso povo. É sobre celebrar, resistir e ensinar por meio da cultura”, afirma Marcelo Fritz, idealizador do evento.
Além da música e da dança, o público poderá conferir lançamentos de mais de 30 livros, mostras de filmes, oficinas e exposições de arte e moda afro-brasileira. Haverá ainda homenagens a importantes personalidades da cultura fluminense, como José Beniste, Professor Babalawô Ivanir dos Santos, Mãe Márcia d’Oxum, Márcio d’Jagun, Cigana Kátja Bastos, entre outros.
A feira multicultural contará com mais de 90 expositores, trazendo uma mistura de gastronomia, arte e empreendedorismo afro-brasileiro. Entre os nomes confirmados estão Flor de Oyá Boutique, Brasil Zulu Moda Afro, Cervejaria Farra Bier, Boutique Jurema, Drinkeria Sauer, Angú & Cia e Saboreie de A a Z.
“A diversidade é uma potência que move a economia, inspira a arte e dá sabor à cultura. Quando o axé, a moda e a gastronomia se encontram, o resultado é um espetáculo de criatividade e identidade”, completa Fritz.
O Encontro das Nações espera receber cerca de 2 mil visitantes ao longo dos dois dias, consolidando-se como um ato de resistência, celebração e pertencimento, além de fortalecer os segmentos que mantêm viva a memória ancestral e a economia criativa do Estado do Rio de Janeiro.
![]() |
| Foto: Divulgação |
📌SERVIÇO
Shows principais:
Sábado – 22
Participação especial das aldeias Barra Velha (BA), Aldeia Velha (BA) e Aldeia Maracanã (RJ).
Bateria Portela
Banda Cigana
Capoeira
Jongo
Jongo Filhos de Benedito
Mostra de filmes e palestras - Palestras com temas como: Samba, povos originários, nações do povo de santo, capoeira, dentre outros temas relacionado a cultura de povos e comunidades tradicionais
Xirê homenageando as nações de umbanda
O Cacique de Ramos, grupo Caciqueando - Show às 16h30
Domingo – 23
Mostra de filmes e palestras - Palestras que abordarão assuntos como: povos originários, cultura cigana, nações do povo de santo, temas relacionados a cultura de povos e comunidades tradicionais
Banda Afro Tafaraogi
Xirê homenageando as nações de candomblé
Awurê - Show às 16h30
Local: Museu da República – Rua do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro
Entrada: Franca
Classificação: Livre
https://www.instagram.com/encontro.dasnacoes/
https://www.instagram.com/marcelofritzoficial/
%2013.23.01_9f36fab7.jpg)
%2013.23.02_5eaeb224.jpg)
Postar um comentário
Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:
1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.