Prefeitura do Rio flagra idosos amarrados em asilo clandestino na Tijuca durante operação de fiscalização

Foto: Divulgação


Ação conjunta da SEMESQV, Polícia Civil e Vigilância Sanitária encontra idosos em condições precárias de saúde e higiene em instituição já interditada.


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV), realizou nesta quarta-feira (22/10) mais uma ação da Operação “Direito da Pessoa Idosa”, em conjunto com a Polícia Civil e o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio). A inspeção aconteceu em um asilo suspeito na Grande Tijuca, com o objetivo de verificar as condições de funcionamento e garantir a dignidade dos idosos residentes.


O local, identificado como Lar de Serepta, na Rua Eliseu Visconti, 20 – Catumbi, havia sido interditado em setembro de 2024 por descumprimento de normas sanitárias. As equipes retornaram após nova denúncia de maus-tratos encaminhada à Delegacia Especializada de Atendimento à Pessoa Idosa (DEAPTI). Durante a vistoria, três idosos foram encontrados amarrados, e constatou-se forte odor de urina, ausência de proteínas na alimentação e queixas de dor e mal-estar. O imóvel também apresentava infiltrações, mesmo após reparos recentes.



No momento da operação, o asilo abrigava 21 idosos (16 mulheres e 5 homens). A denúncia foi considerada procedente, configurando grave violação de direitos. A licença apresentada pelo responsável indicava uma associação beneficente de risco mínimo, mas o local operava como Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), exigindo enquadramento de médio a alto risco sanitário.


Somente em 2025, 18 estabelecimentos irregulares foram interditados, com 111 idosos resgatados em operações conjuntas. As ações também registraram cinco óbitos, incluindo o caso de Brás de Pina, em setembro, que terminou com a prisão da responsávelO canal Rio Cuidadoso recebe em média 10 denúncias por mês sobre maus-tratos e funcionamento irregular de instituições. Entre as violações mais comuns estão agressões físicas, abusos psicológicos, negligência e violência patrimonial.


Em contrapartida, a Prefeitura investe no fortalecimento das ILPIs regulares. Em setembro, 64 Selos Dignidade foram entregues a instituições que se destacam pela boa gestão e respeito aos idosos. “O nosso compromisso é fazer do Rio uma cidade amiga da pessoa idosa”, afirmou o secretário Felipe Michel, destacando o engajamento das instituições no programa.


O cadastro para ILPIs regulares segue aberto.

Denúncias podem ser feitas pela Central 1746 ou pelo canal Rio Cuidadoso (21) 97533-8831.
Mais informações: comdepi.rio@gmail.com


Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0