Pearson destaca competências verdes e Educação 5.0 no FNESP 2025


Com foco em sustentabilidade e inovação, a Pearson apresentou soluções como Track e Study Prep e reforçou o papel das competências verdes no futuro da educação superior.


Com a abordagem de Connected Learning — que integra teoria, prática e desenvolvimento de competências ao longo de todo o processo educativo —, a Pearson marcou presença na 27ª edição do Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, com o tema “Sustentabilidade: educação para um planeta vivo”.


No painel “Educação 5.0: controle digital e qualidade, sustentabilidade, ODS e ESG”, Alexandre Gracioso, porta-voz da empresa para o desenvolvimento de soft skills, destacou as chamadas “competências verdes” — habilidades transversais relacionadas à sustentabilidade que, segundo o Global Green Skills Report 2024, do LinkedIn, aumentam em 54,6% as chances de contratação dos candidatos.


“Não falamos apenas de formações técnicas, mas de profissionais que incorporam critérios ambientais em suas decisões. Essa demanda já reflete nas oportunidades do mercado”, afirmou Gracioso.


Ele ressaltou que plataformas de microlearning e microcertificação, como Track e Study Prep, apresentadas durante o evento, permitem integrar essas competências ao currículo de forma prática, oferecendo conteúdos personalizados que combinam desenvolvimento profissional e habilidades socioambientais.


Heloisa Avilez, diretora de Higher Education da Pearson para a América Latina, complementou que a Educação 5.0 vai além da tecnologia, promovendo um aprendizado integrado e humanizado, alinhado à responsabilidade social e às competências verdes. “O diferencial da Educação 5.0 é a atenção ao meio ambiente e a aprendizagem personalizada”, disse.


Segundo a diretora, competências socioemocionais, sustentabilidade e habilidades profissionais podem ser incorporadas aos currículos de forma prática por meio de microlearning, conectando teoria, prática e desenvolvimento de carreira.


Durante o evento, Paulo Chanan, Diretor de Regulação e Procurador Institucional no Grupo Ser Educacional, Presidente da ABRAFI e Diretor-Geral da ABMES, lançou a 3ª edição do livro “A Evolução da Educação Superior no Brasil”, pela Editora Pearson, reforçando a parceria da empresa com a produção de conhecimento acadêmico.


“Eventos como o FNESP permitem mostrar nossas soluções educacionais e nos atualizar sobre temas relevantes para as universidades. É uma satisfação apoiar as instituições na formação de estudantes preparados para os desafios do futuro”, concluiu Heloisa.


Sobre a Pearson

Na Pearson, nosso propósito é simples: ajudar as pessoas a terem a vida que imaginam por meio do aprendizado. Acreditamos que cada oportunidade de aprender é uma chance para avançar pessoalmente. É por isso que cerca de 18.000 funcionários estão comprometidos em criar experiências de aprendizado vibrantes e enriquecedoras, projetadas para causar impactos positivos na vida real.


Somos a empresa líder mundial em soluções de aprendizagem ao longo da vida, atendendo clientes em quase 200 países com conteúdo digital, avaliações, qualificações e dados educacionais. Para nós, aprender não é apenas o que fazemos. É quem somos. Visite-nos em pearsonplc.com.


Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html google.com, pub-5128551857941420, DIRECT, f08c47fec0942fa0