Iniciativas sustentáveis marcam o Mês do Meio Ambiente na Baixada Fluminense

Junho foi um mês de conscientização e ação ambiental na Baixada Fluminense; concessionária realiza ações educacionais com a população

Estudantes visitam estação de tratamento. (Foto: Águas do Rio)



A Águas do Rio, concessionária responsável pelo abastecimento de água na região, promoveu uma série de atividades educativas e práticas com o objetivo de promover a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância do saneamento básico. Estas ações foram realizadas em comemoração ao Mês do Meio Ambiente.



Educação Ambiental em Ação


Visita guiada em estação de tratamento de água.

Durante o mês, aproximadamente mil estudantes e professores participaram de palestras educativas promovidas pela Águas do Rio. As palestras abordaram a importância da água no dia a dia e como o tratamento de esgoto é fundamental para a saúde pública e a preservação do meio ambiente. Além das palestras, a concessionária abriu as portas de uma de suas estações de tratamento de água para que jovens pudessem conhecer o ciclo da água.


"As pessoas conseguem aprender sobre a importância da água no dia a dia e como o esgoto tratado faz toda a diferença para cuidarmos do meio ambiente e da saúde pública. Sabemos que essa é uma das formas de garantir um futuro sustentável para as próximas gerações e queremos transformar vidas e realidades onde atuamos", explicou Luciana Muniz, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio.


Programas de Conscientização

Um dos programas de destaque foi o Saúde Nota 10, que levou palestras e atividades interativas a escolas de Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Esse programa tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre os cuidados com o meio ambiente, saneamento básico e cidadania. As atividades interativas ajudaram a esclarecer dúvidas e engajar crianças e adolescentes em questões ambientais.



Alunos durante palestra. (Foto: Águas do Rio)


A Águas do Rio também marcou presença na Semana do Meio Ambiente de Duque de Caxias. 30 alunos do ensino fundamental de em Colégio Estadual no bairro da Taquara participaram de uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Taquara, como parte do programa Portas Abertas.


"O pessoal mostrou para nós que a água que vem dos rios precisa ser tratada antes de ser usada pelas pessoas. Aprendemos hoje como é importante o trabalho que eles fazem", disse Solange Santiago, de 11 anos.

 

Programa Monitora Rios

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Águas do Rio lançou o programa Monitora Rios em parceria com a ONG Onda Verde. A iniciativa visa criar uma rede de jovens engajados no monitoramento de rios e canais nas cidades de Nova Iguaçu, Japeri e Queimados. Como parte do lançamento, mudas de espécies nativas foram plantadas às margens do Rio Cabenga em Nova Iguaçu.


O programa contará com a participação de 30 voluntários, conhecidos como “Guardiões do Rio”, que são alunos de escolas municipais. Eles participarão mensalmente de atividades externas para coletar e analisar amostras dos rios D’Ouro, Cabenga e Queimados. "Foi muito importante ter a Águas do Rio presente no evento pelo segundo ano consecutivo. Ela é a distribuidora de água que abastece nossa região e se mostra preocupada com as atividades que realizamos aqui", destacou Nathália Varela, bióloga da Secretaria de Meio Ambiente de Belford Roxo.


As diversas ações realizadas pela Águas do Rio durante o Mês do Meio Ambiente reforçam o compromisso da concessionária com a sustentabilidade e a formação de multiplicadores de conhecimento. As atividades não só educam e conscientizam a população, mas também promovem a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações. O impacto positivo dessas iniciativas pode ser sentido no dia a dia da comunidade e pode ser decisivo nos desafios climáticos futuros. 





Deixe seu comentário!

Envie um comentário com a sua opinião, sugestão ou correção. O Antena Carioca não aceita comentários:

1. Com ofensas e/ou com palavrões;
2. Com assuntos não relacionados ao tema do post;
3. Com propagandas ( spam );
4. Com ofensas a pessoas;
5. Para sua segurança, não coloque dados pessoais no
comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem