Inauguração Pós-Carnaval: Estações do BRT Transbrasil Reforçam Segurança com Roletas Anti-Calote | Lorran Matheu

Estações do BRT Transbrasil terão roletas menos convidativas ao calote

Mobi-Rio toma medida contra evasão de tarifas. (Arte: Antena Carioca)


Após quase 10 anos de atraso, as obras do Transbrasil, corredor que ligará Deodoro ao bairro do Santo Cristo, serão entregues em breve. Enquanto todos admiram o surgimento do Terminal Intermodal Gentileza, outras estações do corredor estão se preparando para lidar com possíveis caloteiros.


Imagens internas da estação Vasco da Gama revelam novas catracas do BRT Transbrasil. (Imagens: COR.Rio)



As estações coloridas do TransBrasil contarão com roletas semelhantes às encontradas em estações de trem. Imagens do circuito interno mostram que o novo modelo de catracas não limita a acessibilidade, que será realizada por uma porta que possivelmente será regulada por agentes do BRT Seguro.

Ao que tudo indica, o Terminal Gentileza e as estações INTO e Caju não contarão com os novos modelos de ingresso, ficando reservados para as demais estações ao longo da extensão da Avenida Brasil.


BRT Transbrasil pronto para ação pós-Carnaval, mas dois terminais ficam de fora


Ilustração dos terminais. (Foto: Divulgação) 


A Prefeitura do Rio já está alinhada com um novo prazo para a entrega do tão aguardado BRT Transbrasil, seguindo a tradição brasileira de adiar os projetos para depois do Carnaval. Contudo, a grande incógnita persiste: quando exatamente? Até o momento, nenhuma data foi estabelecida.

Imagens aéreas dos terminais mostram obras longe de conclusão. (Imagens: TV Globo/Divulgação)

Mas mesmo com esse novo cronograma, dois terminais cruciais do corredor ficarão em suspenso: o Terminal Missões e o Terminal Margaridas.

Os vídeos de apresentação do projeto da Transbrasil revelam que esses terminais desempenhariam um papel fundamental na reorganização do transporte na região central da cidade.


O Terminal Margaridas, por exemplo, estaria preparado para atender o fluxo de ônibus intermunicipais provenientes de regiões como Nova Iguaçu e Piraí, através da Via Dutra. Já o Terminal Missões teria a responsabilidade de absorver os passageiros da região metropolitana que chegam pela Rodovia Washington Luís.

Certamente, você deve estar se perguntando sobre o motivo desse novo adiamento. Dessa vez, a culpa não recai sobre a prefeitura, mas sim sobre o governo do estado.

O impasse reside no fato de que, mesmo com mais de 990 linhas intermunicipais em operação, o governo estadual nunca realizou a devida licitação para a operação dessas linhas.

A licitação dos transportes intermunicipais de caráter metropolitano do Rio de Janeiro, se realizada, deveria gerar impactos positivos de R$ 777 milhões aos cofres do estado, além de contribuir para mapear e organizar o sistema. Contudo, parece que essa questão fica em segundo plano por enquanto.

Veja como ficará o mapa do VLT após a inauguração do Terminal Gentileza

Com a iminente inauguração do Terminal Gentileza, outro modal também já faz ajustes em suas operações: o VLT.


Novo mapa mostra a expansão da linha 4 do VLT. (Imagem: VLT Rio)



O novo mapa oficial revela a expansão da Linha 4 e adiciona novos sufixos a duas estações do sistema.


A estação Antonio Carlos agora indica sua proximidade com o Museu de Arte Moderna, acrescentando a sigla MAM ao seu nome. Já a estação Cidade do Samba presta homenagem a Tia Ciata, incluindo seu nome.


Ponto Final: Auto Viação Jabour comemora 60 anos com pintura retrô

Comemorando 60 anos, a Jabour, uma das principais empresas do consórcio Santa Cruz, mudará a pintura de seus veículos, resgatando uma aparência clássica da empresa.


Ônibus executivo da empresa com nova pintura. (Foto: Transportes Zona Oeste)

A empresa, responsável por dezenas de linhas das zonas oeste, adotará a pintura retrô que foi utilizada entre 2002 e 2013.


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